IMG-20220322-WA0008-768x576 Bertil Tottenborg e Simon Lau. Arquivo pessoal

Vinhos brasileiros encantam sommelier dinamarquês

Publicado em vinhos

Especializado em vinhos germânicos, o sommelier dinamarquês Bertil Tottenborg tem agora uma nova paixão: vinhos brasileiros. É com eles que fará a segunda demonstração de sua arte no Aquavit, quando irá harmonizar sábado, dia 30, às 20h, o menu do chef Simon Lau com o que de melhor tem sido produzido na Serra Gaúcha.

“Eu criei o menu com os melhores produtos da época”, disse o chef, também dinamarquês, referindo-se à temporada de chuva que está terminando, mas “ainda temos taioba, milho e cajá manga e já estão chegando as deliciosas maçãs de São Joaquim (serra catarinense), enquanto comemos ostras ao sol de Floripa”. De Goiás Velho, Simon Lau trouxe baunilha do cerrado usada para realçar a sobremesa.

Cardápio

Entre os vinhos que surpreenderam Bertil está o Chardonnay BdB Cru Capoani que dá início ao jantar com ostras frescas e maçãs de Santa Catarina, sorbet de maçã e raiz forte. Outro branco, o 2020 Moscato Era dos Ventos acompanha pirarucu defumado a frio com banana da terra e emulsão de agrião. O Sul também tem Alvarinho é o Matiz produzido pela vinícola Hermann, em Pinheiro Machado que será servido com sopa de sabugo de milho, confit de cajuzinho, moelas e foie gras.

O grande tinto Agnvs, um Cabernet Sauvignon 2019 da Lidio Carraro vem com a bisteca Passion, sour cream, taioba e redução. Na sobremesa, consommé de cajá manga, baunilha pompona do cerrado, sorvete de iogurte de leite de cabra e castanhas de pequi caramelizada. Na taça, o Moscatel da Valontano produzido no Vale dos Vinhedos. Menu completo sai por R$ 460. Sem vinho, por R$ 300. Reservas podem ser feitas com Leônidas no 98404-1898 (whatsapp).