polica penal Reprodução

MPDFT confirma que resultado do concurso da Polícia Penal do DF será republicado

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, Ministério Público, Polícia Penal DF, processo seletivo, servidores públicos

Membros do MPDFT, Prodep e Instituto AOPC estiveram reunidos para discutir o assunto

Yasmin Rajab – O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) confirmou, por meio de nota, que o resultado da prova objetiva do concurso da Polícia Penal do DF será republicado. O pedido foi acatado após diversos candidatos alegarem ter sido excluídos injustamente da lista de aprovados.

A decisão foi tomada em reunião realizada por membros do órgão e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), em conjunto com o Instituto AOPC, banca organizadora do certame.

Os membros estiveram reunidos na última terça-feira (16/8), para discutir sobre as supostas irregularidades no certame. Na ocasião, ficou decidido que a banca irá divulgar uma nova lista de aprovados, além de republicar o resultado e reabrir os prazos para recurso. O cronograma do certame também será reajustado.

Os aprovados relataram terem sido prejudicados pois a banca organizadora havia alterado a distribuição dos pontos de duas questões que haviam sido anuladas, o que ocasionou à eliminação de 398 candidatos.

A Prodep explica que “justifica-se aplicar a regra que atenda a permanência de um maior número de candidatos no certame, assegurando, assim, a observância da ampla concorrência, isonomia, impessoalidade e vinculação ao edital”.

Diante da situação, o Instituto AOPC decidiu que a primeira lista de aprovados que foi divulgada será a definitiva. A banca ainda não divulgou a data de republicação da listagem.

Leia mais: Resultado do concurso da Polícia Penal do DF pode sofrer novas modificações

Leia mais: Concurso Polícia Penal do DF: candidatos alegam prejuízo após mudança em correção de prova

Leia mais: Concurso Polícia Penal do DF: banca mantém resultado que eliminou candidatos

Candidatos alegaram terem sido prejudicados

Após a publicação do resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Polícia Penal do DF, diversos candidatos alegaram ter sido excluídos da listagem original. Isso porque depois de divulgar a lista dos aprovados, o certame passou por uma correção na prova, que excluiu quase 400 pessoas que haviam passado inicialmente.

A mudança foi divulgada após a banca organizadora, o Instituto AOPC, ter publicado a lista provisória de aprovados num dia, mas no dia seguinte decidiu reajustar a pontuação na prova.

Antes disso, já havia saído o gabarito definitivo da prova e a lista de candidatos que prosseguiriam nas demais fases do certame, em documento publicado no dia 29 de julho. O problema, de acordo com os candidatos prejudicados, é que a lista atualizada excluiu diversas pessoas injustamente, pois alterou o cálculo das notas, resultando em quase 400 eliminações.

Os candidatos alegaram, inclusive, que a banca responsável pela realização do concurso não poderia ter inovado em relação ao critério de divisão proporcional utilizado, referente à pontuação das questões anuladas, após a realização da prova objetiva, segundo dispõe o item 24.1 do Edital.

Na última segunda feira (15/8), a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal divulgou que após análise dos recursos impetrados contra o resultado do certame, ficaria mantido o resultado divulgado em 31 de julho, no site da banca organizadora, o Instituto AOCP.

O concurso público da Polícia Penal ofereceu 1.779 vagas para o cargo de policial penal. A prova foi aplicada em Brasília, no início de julho.

Leia mais: Lei autoriza aproveitamento de empregados da CEB em órgãos públicos

Leia mais: 612 vagas para o CBM-GO : confira detalhes de como serão as etapas do concurso

Leia mais: Concurso SEE-DF: veja dicas de como estudar para a seleção com mais de 4.000 vagas