Polvo grelhado refogado ao molho de azeite, tomatinhos cereja e azeitonas, acompanhado de batatas ao forno com sálvia e alecrim do restaurante Restautant Week
RW_Fortunata Polvo grelhado refogado ao molho de azeite, tomatinhos cereja e azeitonas, acompanhado de batatas ao forno com sálvia e alecrim do restaurante Restautant Week Polvo grelhado refogado ao molho de azeite, tomatinhos cereja e azeitonas, acompanhado de batatas ao forno com sálvia e alecrim do restaurante Restautant Week

Brasília retoma edição do Restaurant Week festival interrompida em fevereiro

Publicado em festival

A 24ª edição do Restaurant Week começa a valer agora com 50 participantes oferecendo menu especial em três etapas – entrada, principal e sobremesa – a preços acessíveis, que vigoram até o dia 5 de setembro

A maior prova de que o segmento econômico da alimentação fora do lar no Distrito Federal está se fortalecendo é a realização do evento Restaurant Week, que vai até o dia 5 de setembro. Em sua 24ª edição, o festival gastronômico reúne 50 participantes que tiveram em vista elaborar um menu especial em três etapas – entrada, prato principal e sobremesa – segundo a temática do cerrado com frutos e histórias do bioma. E oferecê-lo a preços convidativos, a partir de R$ 46,90 o almoço e R$ 58,90, o jantar.

Nos últimos anos o festival tem sido bianual, sempre nos meses de férias (julho/agosto e janeiro/fevereiro) para dar oportunidade aos restaurantes de atrair clientela justamente no período de menor demanda. Só que este ano, a edição de fevereiro foi interrompida devido ao lockdown, o que levou a direção do evento a retornar seis meses mais tarde. “Sabemos que os brasilienses gostam bastante do Restaurant Week, devido à oportunidade que ele proporciona para as pessoas poderem conhecer diferentes restaurantes a partir de um menu com preço acessível, logo, vamos ajudar bastante na fomentação da economia gastronômica da cidade”, afirma o organizador do Restaurante Week no Brasil, Fernando Reis.

Nascido nos Estados Unidos, o evento traz latente a ideia do capitalismo americano: ganham os dois lados. O cliente porque vai pagar menos; o restaurante porque vai vender mais. O projeto foi lançado em Brasília em 2007 e, atualmente, a capital é a segunda praça mais importante no Brasil. Só perde para São Paulo, informa o organizador.

O gosto do cerrado

Bolinho de galinhada do Contê no Restaurant Week
Bolinho de galinhada do Contê

Há de tudo um pouco em matéria de influência culinária. Na meia centena de estabelecimentos, o brasiliense irá encontrar pegadas da gastronomia brasileira, argentina, portuguesa, italiana, francesa, espanhola, japonesa e mediterrânea, além do toque contemporâneo presente em diversas criações. Só que o tema local – frutos do cerrado – inspirou apenas sete participantes: Blá’s, Contê, Nakombi, Nonna Augusta em dois endereços, Quitinete e Verona.

O chef Gabriel Blas elegeu espuma de pequi sobre terrine de frango no almoço e, no jantar, a espuma de pequi acompanha sobrecoxa desossada com arroz de galinha e quiabo, além do pudim do vovô com cumaru. Já o Contê oferece dois menus: no almoço, bolinho de galinhada sobre vinagrete de banana da terra e gel de buriti; risoto de rabada com crocante ora-pro-nobis e gel de pequi; filé de peixe em crosta de castanha de baru, emulsão de coco e arroz cremoso de queijo curado.

Especializado em gastronomia japonesa, o restaurante Nakombi traz cajuzinho do cerrado no ceviche e gel de cagaita no hot roll de frutos do mar na entrada, enquanto o principal vem com farofa de baru recheando lula. Nonna Augusta, tanto na 413 Norte como no Guará, oferece risoto de pequi com medalhão de frango e tomate confitado; escalope de filé-mignon ao molho de buriti com tagliarini ao molho de fonduta de queijo brie e semifredo de chocolate com café do cerrado, chantilly de doce de leite e farofa de castanha de baru.

scalope de filé com molho de cogumelos frescos, bacon e alecrim acompanhado de arroz com mix de castanhas do Quitinete
scalope de filé com molho de cogumelos frescos, bacon e alecrim acompanhado de arroz com mix de castanhas do Quitinete

Quitinete serve pastelzinho de frango desfiado com polpa de pequi ao molho de pimenta; filé de tilápia grelhada com molho de seriguela e legumes salteados e pudim de maracujá do cerrado com aroma de flores ou musse de pinha com fava de baunilha do cerrado. Ainda na Asa Sul, que lidera o ranking com 24 restaurantes, o estreante Verona sugere trio de folhas, croutons, molho de baunilha do cerrado, frango defumado desfiado em bacon crocante; risoto cremoso da polpa do pequi com carne desfiada e finalizada com parmesão além de musse belga com paçoca de baru na sobremesa.

Ação social

Para o organizador Fernando Reis, a presença de 50 participantes no festival, lançado há 14 anos com 90 restaurantes, “é um número satisfatório em função da pandemia, cujo auge interrompeu a programação”. Segundo ele, a expectativa é a de vender mais de 55 mil menus, o que movimentará cerca de R$ 5 milhões entre os participantes. A partir de outubro, o festival chegará a outras capitais, como Goiânia.

Entre os estreantes estão Artesian Osteria, Horta Cozinha Criativa, Jantinha da Mara, La Terrasse, Sagrado Mar, Steak Bull Gourmet, Luigi Trattoria, Olivae, que retorna ao festival, e Manuelzinho, inaugurado há dois meses. Além da Asa Sul, os restaurantes se espalham 10 pela Asa Norte, cinco no Lago Sul, quatro no Guará, dois no Sudoeste e um em Águas Claras, o argentino LaaP.

Cremoso risoto da polpa do pequi com carne curada desfiada finalizado no parmesão do Verona
Cremoso risoto da polpa do pequi com carne curada desfiada finalizado no parmesão do Verona

As casas estão divididas em três categorias: Menu tradicional por R$ 46,90, no almoço e R$ 58,90 no jantar; Menu Plus por R$ 55 no almoço e R$ 68, no jantar e Menu Premium: R$ 68 e R$ 89, respectivamente. Os clientes podem ainda acrescentar R$ 1 por menu, que será revertido para a ONG Amigos da Vida, dedicada a assistir crianças portadoras do vírus HIV e responsável pela construção de brinquedotecas na rede hospitalar do Distrito Federal. A cada edição, Restaurant Week consegue arrecadar em média R$ 35 mil para a ONG, que também faz a manutenção das brinquedotecas Renato Russo. Conheça os participantes do festival e respectivos menus no site restaurantweek.com.br