vinhedo

Pioneira na produção do vinho brasiliense, Villa Triacca realiza a primeira vindima após pandemia

Publicado em Perto de Brasilia

Debaixo de um sol escaldante típico da época seca do cerrado, teve início hoje a primeira colheita de uvas da safra 2021 da região do PAD-DF, onde surgiu há dois anos o vinho pioneiro de Brasília produzido na Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, às margens da BR-251 (Brasília-Unaí) pelo paranaense Ronaldo Triacca.

Elaborado com a uva Sirah, o tinto que leva o nome do pai do produtor, Seu Claudino, um dos agricultores pioneiros que vieram do Sul para cultivar terras no cerrado, estará disponível no mercado no mês de outubro, ao lado do segundo vinho, Dona Irani Syrah rosé, “homenagem à minha saudosa mãe”, informa Ronaldo, que calcula em torno de R$ 120 o preço da garrafa do rosé, desenvolvido pelo enólogo gaúcho Marcos Vian.

O produtor Ronaldo Triacca colhendo Sirah que vai gerar o tinto Seu Claudino Safra 2021

Produtores, técnicos agrícolas, familiares, hóspedes da pousada e jornalistas participaram da vindima ao alvorecer desta quarta-feira, seguida de um farto café da manhã servido depois do trabalho, com direito a alguns goles de vinho. A programação é semelhante ao que ocorre no Vale dos Vinhedos (RS), onde a colheita de uva nos meses de fevereiro e março é a época mais festiva do ano com diversas atrações para os turistas. A Serra Gaúcha é responsável por 85% dos vinhos produzidos no Brasil. O restante vem de novas áreas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Nordeste e agora, também, o Distrito Federal.