Kit com 2 taças Crédito: Eduardo Serpa / Conceitocom Brasil. Kit com duas taças

Na avaliação do vinho on-line você poderá degustar em casa 16 amostras

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Pela primeira vez, a Avaliação Nacional dos Vinhos de 2020, que este ano contempla amostras estupendas a ponto de ser batizada “Safra das Safras”, será realizada totalmente on-line, devido à pandemia da covid-19. Se por um lado o evento, marcado para o dia 7 de novembro, perde o brilho que vem adquirindo há 28 anos, com a participação presencial, por outro lado ingressou na era tecnológica e vai permitir que você acompanhe em casa e melhor ainda no conforto a que está acostumado, sorvendo cada gota dos vinhos apresentados.

Numa iniciativa inédita da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que promove a avaliação todos os anos, você poderá receber em casa um kit de degustação com as 16 amostras mais representativas de 2020. Cerca de 700 kits estarão à venda a partir de quarta-feira, 23 de setembro pelo site www.enologia.org.br.

Crédito: Eduardo Serpa / Conceitocom Brasil. Caixa com 16 garrafas

Cada kit conterá 16 garrafas baby (187ml), o que permitirá que a amostra seja degustada por duas ou até três pessoas. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das fichas de degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Todo material será embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo devidamente identificadas.

Descubra o seu vinho

O cenário do evento não poderia ser mais apropriado. Tudo será montado no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, única região do Brasil com Denominação de Origem de vinhos, no coração da Serra Gaúcha.Mediante a degustação das amostras, você poderá acompanhar a evolução do vinho brasileiro que tem uma história vibrante. Há 20 ou 30 anos atrás, ninguém poderia prever o salto qualitativo que o país atingiria em poucas décadas.

Por aqui, apreciar um bom vinho à mesa como parte da experiência culinária era raro e o hábito teve início com rótulos importados até que o produto cem por cento nacional se inserisse na mesa do brasileiro, que aos poucos passou a conhecer o que é feito não só no Rio Grande do Sul, mas em diversos estados e até no Distrito Federal, que já produz seu próprio vinho. Engajados na campanha de tornar popular o vinho brasileiro, enólogos criaram um post dizendo “Eu já descobri meu vinho, e você?”