Freepik/Reprodução

Pressão psicológica: Veja como cuidar da mente na preparação para concursos

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, educação, processo seletivo, Saúde, servidores públicos

Falta de controle das emoções pode comprometer o desempenho dos candidatos

Yasmin Rajab – No próximo sábado (27/8) é comemorado o dia do psicólogo, um profissional que muitas vezes deveria estar presente da vida dos concurseiros. Assim como o professor, o psicólogo é essencial para o processo de preparação dos concursos, uma vez que a ausência de ajuda psicológica pode dificultar o processo.

Não é novidade que se dedicar para os certames é um grande desafio, e por mais que o candidato esteja bem preparado, a falta de controle das emoções pode comprometer o desempenho do aluno.

Os processos de estudo à aprovação envolve uma certa pressão psicológica, seja pessoal, social, ou até mesmo familiar. Segundo a psicóloga e especialista do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, a preparação psicológica é fundamental para qualquer candidato que irá fazer uma prova.

“Não adianta ter os melhores cursos e os melhores professores se estiver com questões emocionais abertas. Muitas pesquisas confirmam que cerca de 80% da aprendizagem está atrelada à questão emocional, dependendo da pessoa, isso pode chegar até a 100%, e pode pesar muito para o candidato”, explica.

A profissional informa que a dificuldade para detectar esses quadros pode dificultar ainda mais o caminho para a aprovação, uma vez que cerca de 50% das pessoas que possuem depressão, por exemplo, não sabem disso, e sem o diagnóstico acabam não procurando o tratamento adequado.

Ela ressalta que “esses distúrbios podem trazer várias questões associadas à falta de concentração, de atenção, memória ruim e falta de foco, e tudo isso pode atrapalhar de forma intensa a produtividade”.

Juliana ainda explica que o candidato pode não estar apto a seguir em frente com os estudos quando o processo começa a causar um sentimento significativo na vida dele, de forma que ele não consiga progredir.

Como lidar com questões associadas à parte psicológica?

De acordo com a especialista, o principal caminho é o autoconhecimento. É necessário entender as próprias emoções e, a partir disso, saber como lidar com a família, as cobranças, a preparação, e também com seus auto sabotadores internos.

“Existem técnicas para lidar com a ansiedade no momento da prova e para entender qual a melhor mentalidade para entrar nessa caminhada de concurseiro. Ou seja, é possível treinar a mente para lidar com essas questões emocionais. Técnicas de ponta como o grounding, que ajuda a promover o bem-estar por meio do contato do corpo com o ambiente, a EMDR, uma abordagem terapêutica de dessensibilização e reprocessamento de traumas, e o mindfulness, que é uma tática de concentração plena, podem ajudar nesse sentido”.

Portanto, trabalhar a parte psicológica é fundamental para lidar com o processo, e até mesmo a frustração diante de uma reprovação. Esse cuidado pode ser o que vai definir o sucesso de um candidato.

Leia mais: Concurso Bacen: confira os principais pontos cobrados no último edital

Leia mais: Concurso do Senado tem vagas de cadastro reserva e cotas para negros e PCD

Leia mais: Concursos em Brasília! Editais abertos e previstos somam mais de 8.000 vagas

Leia mais: STJ impede a atuação de guarda municipal como força policial