WhatsApp Image 2023-06-22 at 17.57.00 Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

Conforto, descanso e boa mesa marcam resort em Alexânia

Publicado em bufês

A cozinha do espaço, que tem capacidade para 1,3 mil pessoas, é comandada pelo chef baiano Clebson Miranda

A apenas uma hora de Brasília (Km 23 da BR-060) se chega a um oásis plantado no cerrado com imenso parque aquático, esplêndida hospedagem e um spa com área fitness que permite o relaxamento ser completo. É o resort Tauá Alexânia, o quarto da rede, que nasceu com o Tauá Caetés, próximo a Belo Horizonte, fundou o Tauá Atibaia, em São Paulo, e recuperou o Grande Hotel Termas de Araxá, em cujas águas sulfurosas, segundo a lenda, se banhava Dona Beja que nunca envelhecia.

Nessa época de seca e sol escaldante a dica é vivenciar as piscinas, mesmo no inverno que começou anteontem. Cercadas de bares, algumas são térmicas com 15 espaços de jacuzzi, além do parque aquático infantil, onde as crianças são acompanhadas por um exército de monitores responsáveis por várias atividades que as mantêm o dia todo ocupadas. Inaugurado há dois anos, o complexo turístico surgiu em plena pandemia que restringiu muito a operação. Agora, porém, funciona a todo o vapor e apesar de ter capacidade para 1,3 mil pessoas em determinadas ocasiões tem lista de espera.

Hóspede feliz

Chef Clebson Miranda do resort Tauá Alexania. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

Comanda a cozinha o chef baiano Clebson Miranda, de 45 anos, músico e ex-taifeiro da Marinha, que se tornou consultor gastronômico depois de cursar o Senac e outros escolas de gastronomia, fez até especialização em docência. Com ele trabalham dois subchefs e uma equipe de 57 pessoas. “Em um único turno chegamos a atender 1.400 pessoas no restaurante”, informa Clebson.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O bufê é composto em média por seis proteínas, vindas do mar, da terra e até caça, como javali e o menu passeia do clássico ao contemporâneo. À noite, o jantar oferece opção temática de sabor oriental (yakissoba, rolinho primavera e sushi) na sexta e comida árabe no sábado, com cafta, esfirra, arroz com lentilha e delicioso cordeiro assado lentamente que vem fatiado com molho chimichurri e geleia de hortelã, além do cuscuz marroquino. No almoço, tem feijoada.

“O hóspede aqui vai passar boa parte do tempo comendo”, comenta o gerente-geral Luiz Gustavo Alvez, que ressalta ser “o propósito da casa fazer as pessoas felizes”. Daí os colaboradores serem chamados de “emocionadores”, forma idealizada pelo fundador do Grupo Tauá, João Pinto Ribeiro, que ainda hoje aos 76 anos, lidera o negócio com foco na “cultura do sorriso”.

Opção italiana

Prato do restaurante Copolla do resort Tauá Alexania. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

Além das refeições inclusas na diária do pacote, que começa sexta-feira às 15 horas e termina domingo, depois do almoço, onde o destaque é o prato de rabada, o resort inaugurou em abril o Coppola, restaurante italiano instalado no andar de cima do sport bar. Funciona sextas e sábados à noite com cardápio clássico italiano de pastas, risotos e carnes, mas com uma pegada contemporânea.

Destaques para a caponata de legumes, creme de burrata e pães artesanais que vêm numa tábua; escalopinho com risoto de cogumelos; polvo na brasa com legumes grelhados e páprica defumada e, é claro, carbonara, bisteca a fiorentina e tiramisù. Comanda as caçarolas o chef Diego Oliveira. No segundo semestre está prevista a abertura do Nigori, um japinha que funcionará também à noite.

A instalação do resort à beira da estrada Brasília-Goiânia veio movimentar a economia local. Dos 300 colaboradores, 90% vem do próprio município de Alexânia, como as atendentes do spa. Jhenifer Maiara de Souza estuda à noite e de dia faz vários tipos de massagens que aprendeu em cursos dados no estabelecimento.

Um salto na vida

O complexo turístico nas quatro localidades – Caetés, Atibaia, Araxá e Alexânia – é tocado por uma só família, cujo líder João Ribeiro, ex-lavrador foi menino pobre, quase analfabeto até os 17 anos quando deixou a roça para estudar e trabalhar em BH. “Fui vendedor ambulante, camelô, trocador de ônibus, motorista de taxi, guarda-civil, detetive, professor e pequeno comerciante até fazer o supletivo e formar-me em Direito. Nunca exerci a profissão de advogado, mas o fato de ter feito essa faculdade muito me ajudou em minha vida; conhecimento nunca é demais”, relata o autor no livro autobiográfico O sucesso na empresa familiar tem sabor de felicidade.

Donos da rede de resorts Tauá. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

Casado com Lizete Chequer dos Santos Ribeiro, o casal tem três filhos: João Luiz, Daniel e Lizete, cujo trabalho no grupo “é uma das razões do sucesso empresarial que estamos conseguindo”, orgulha-se o pai. Eles estão envolvidos na construção do quinto resort Tauá Paraíba, próximo a João Pessoa e o primeiro no litoral brasileiro, cuja inauguração está prevista para o réveillon de 2026. Reservas: 0800 333 1900 e (11) 4416-5000 whatsapp.