foto moussaka

Sabe o que é Paniguiri? A festa grega será sexta e sábado na Asa Norte!

Publicado em

Uma das festas étnicas mais esperadas do ano é a grega, que será realizada por duas noites, hoje e amanhã, no horário das 19h às 2h, na Comunidade Grega (910 Norte, Módulo B), com direito a comidinhas típicas, música, dança e até a quebra de pratos, que só os helênicos repetem até hoje, tal qual a clássica cena de Zorba.

Authentic-Greek-Tzatziki-Dip-550
Chama-se Paniguiri a celebração que a colônia grega promove pela terceira vez, com ingressos à venda no local. A gastronomia é, sem dúvida, o grande destaque tal a diversidade de sabores. Do pão de trigo, pita ao tzatziki, creme refrescante de iogurte e pepino com alho, endro e azeite; do queijo feta ao souvlaki, espetinho de frango ou porco marinado em suco de limão, azeite, ervas e orégano antes de grelhar; do pastitsio, massa de forno recheada com carne e molho branco aos keftedes, almôndegas de carne, temperadas com cebola, alho, pão, hortelã, canela, orégano, ovos e azeite, sem falar no moussaká, o grande clássico da culinária grega. É feito com batatas, berinjelas, carne e molho branco.

 

foto baklava

Na doçaria, há diversos destaques, como baklava, massa filo em camadas recheadas com nozes e canela na calda de mel; kataifi, cabelo de anjo recheado com nozes e canela com calda de açúcar, limão e baunilha e galaktoburiko, delicioso creme feito à base de leite envolto em massa folhada e coberto com calda açucarada. Resistir, só os deuses!