Transparência no Congresso: promessa para o futuro, dívida com o passado

Coluna Brasília/DF, por Denise Rothenburg, publicada em 22 de outubro de 2024

“Daqui pra frente…tudo vai ser diferente”. Este é o embalo do Congresso no sentido de dar mais transparência às emendas parlamentares. Só tem um probleminha: uma medida que se refira apenas ao futuro não representará o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2022, quando a então ministra Rosa Weber pediu que fossem abertos os dados das emendas classificadas como RP9, o que até agora não ocorreu. Nesse sentido, se o Congresso mantiver a intenção de não jogar luz sobre as propostas do passado, o STF não liberará a execução das emendas.

A não liberação das emendas ocorrerá justamente num momento em que os deputados retornam a Brasília, muitos ávidos por algum recurso capaz de levar os prefeitos reeleitos a honrar compromissos e promessas de campanha. De quebra, ainda tem a Presidência da Câmara. E tudo isso num cenário em que não caberá recurso ao STF por parte do Congresso, porque a liminar do ministro Flávio Dino, que suspendeu as emendas, já foi ratificada pelo plenário da Suprema Corte e não cabe mais recurso. Ou seja, vem mais uma queda de braço aí. E, a contar pela resistência do Congresso em abrir as contas do passado, sem prazo para terminar.

Siga o dinheiro

Até aqui, alguns parlamentares dizem ser praticamente impossível desvendar o caminho do orçamento secreto que Rosa Weber mandou abrir. Não é bem assim. Prefeitos, governo e Congresso têm que ter os registros. Afinal, liberar
dinheiro público sem ninguém saber, não dá.

Não é bem assim

A informação do presidente Lula de que vai trocar os funcionários da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não tem respaldo legal. Os diretores têm mandato, e os servidores, muitos são concursados.

“Exijabula.com.br”

Instituições de defesa do consumidor esperam apenas terminar as eleições para fazer muito barulho em prol da bula impressa nas embalagens dos medicamentos. A última resolução da Anvisa tornou a bula impressa opcional e, de acordo com o advogado Alexandre de Morais, que encabeça o movimento “exijabula”, o Brasil tem hoje algo em torno de 30 milhões de pessoas que não acessam a internet.

Na ativa, mas com parcimônia

A queda que Lula sofreu no Alvorada o deixará praticamente fora desta reta final de segundo turno nas eleições municipais. Não vai dar para ficar gravando o tempo todo, nem viajando para compromissos nas capitais.

Début

Livro sobre os 15 anos de Dias Toffoli no Supremo será lançado nesta quarta — Rosinei Coutinho/SCO/STF

Os 15 anos de jurisdição constitucional do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), estão registrados nos dois volumes do livro Constituição, Democracia e Diálogo, a ser lançado amanhã, às 18h, no Salão Branco da Corte. A coordenação do trabalho ficou a cargo do ministro Gilmar Mendes e dos servidores do STF Daiane Nogueira de Lira e Alexandre Freire.

Palestrante ilustre…

Especialista em questões climáticas, John Kerry falará sobre a proteção da Amazônia e seus efeitos nas mudanças do clima na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, agora em novembro, em Belém. Kerry foi senador, secretário de Estado e candidato a presidente dos EUA. Até o início deste ano, era “enviado especial para o clima” do presidente Joe Biden, dedicado a políticas para a redução de emissões de carbono e medidas de combate à crise climática. Em 2015, ele assinou, pelos EUA, o Acordo de
Paris sobre o tema.

…no telão

O convite a John Kerry para participar da conferência em Belém, entre 5 e 7 de novembro, partiu do ex-ministro e ex-presidente do Ibama Raul Jungmann e da ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, atual integrante do Conselho Econômico e Social da ONU. Kerry só não virá pessoalmente porque está dedicado à campanha de Kamala Harris.

robertofonseca

Posts recentes

Paul McCartney recebe camisa autografada por Pelé: ‘Eu te amo’

Da Coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg Em 2009, Pelé autografou uma camisa para Paul McCartney,…

2 dias atrás

Alcolumbre retoma campanha para presidir o Senado

Da Coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg Depois da viagem a Roma, onde acompanhou o presidente…

2 dias atrás

Brasil e Venezuela: o real e a narrativa

Da Coluna Brasília-DF, por Carlos Alexandre de Souza Dois documentos divulgados nos últimos dias mostram…

3 dias atrás

Sem pressa: PT recebe pré-candidatos à Presidência da Câmara sem fechar apoio

Coluna Brasília/DF, publicada em 18 de outubro de 2024, por Denise Rothenburg Com mais dois…

4 dias atrás

Manhã produtiva

Em encontro com o Ministro de Relações Institucionais do Presidente Lula, Alexandre Padilha, o líder…

5 dias atrás

Os militantes sumiram

Coluna publicada em 17 de outubro de 2024, por Denise Rothenburg De olho na campanha…

5 dias atrás