CBPFOT031220180885 03/12/2018. Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Coluna Liana Sabo Favas Contadas. Novo sabor suco Su Fresh de jaboticaba.

Chega ao mercado o primeiro suco de jabuticaba brasileiro

Publicado em Sem categoria

Fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba nasce em todo o país — de norte a sul. Também pode ser encontrada no México, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina. O nome da frutinha redonda, preta que amadurece grudadinha na árvore e tem delicioso sabor doce já rendeu algumas homenagens. A cidade de Jaboticabal, em São Paulo, é um exemplo. O mesmo nome batiza uma vinícola em Hidrolândia (GO), que abriga o maior pomar de jabuticaba do mundo.

Na política, a expressão jabuticaba serve para o bem e para o mal. Conta-se que Mario Henrique Simonsen, engenheiro, economista, com voz de barítono, que ocupou diversos cargos importantes em governos passados, ao criticar medidas econômicas inovadoras propostas pela oposição, disse: “Se só existe no Brasil e não é jabuticaba, é besteira”.
O significado do bem pegou: a jabuticaba é nossa, amadurece na primavera e dá muito no Centro-Oeste e Minas mas só agora ganha tratamento industrial e chega à mesa em forma de suco concentrado com aroma natural da fruta. Vem numa embalagem Tetrapak Edge (de última geração em sucos) de 1 litro o primeiro néctar de jabuticaba brasileiro.

Da água ao suco

A história começa quando o empresário goiano Domingos Vilefort, hoje de 81 anos, decide vender a empresa de laticínios LeitBom, que tocou por mais de 30 anos em Goiânia. Ele, que é técnico em laticínios, passa, então, a investir em sua fazenda de nome Primavera, em Hidrolândia, distante apenas 26 quilômetros da capital do Estado, e em cujas terras sempre houve água abundante.

Um exame técnico mais apurado apontou a existência de lençóis freáticos cristalinos, o que levou a família de Domingos a apostar na comercialização da água. “Com a concessão dada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, expandimos o negócio e o sonho ficou ainda maior”, confessa Vinicius Vilefort, um dos três filhos do empresário, que cuida das vendas. Em 2008, nasceu a Água Mariza, que leva o nome da matriarca do clã. No ano seguinte, o grupo se tornou fabricante de bebidas não alcoólicas.

Credito: Reproducao. Pe de jabuticaba.

Outras frutas

“Graças às pesquisas sobre néctares de frutas chegamos à fórmula ideal de um suco feito com nossa água mineral sem conservantes e com muito sabor”, afirma o diretor comercial. Assim, surgiu a linha Nutrinéctar, que segundo Vinícius, “caiu no gosto das famílias goianas”. Além da jabuticaba, a linha inclui sucos de tangerina, de laranja e de uva.

Outra linha chamada Amor & Chá traz chá verde com limão, chá mate e chá verde sabor laranja e gengibre. “Hoje estamos em 11estados e no Distrito Federal”, completa Vinicius, que divide com os irmãos o comando da empresa. O primogênito Domingos Filho toma conta da produção e o caçula Ivan Vilefort, da área financeira.
O Grupo Mariza, com sede na Avenida do Líbano 565, Jardim Santo Antônio, Goiânia, atende no telefone (62) 3249-5606.