CBNFOT230420181146

Aberta a temporada de vinhos!

Publicado em Sem categoria

Desde que o embaixador da Itália, Antonio Bernardini, recebeu convidados em meados de março para uma degustação exclusiva de tops italianos — grandes Barolos, Brunellos, Barbarescos, além dos Chiantis e Primitivos da Manduria — Brasília vive intensa movimentação na área de vinhos. Não há semana que não haja lançamentos ou visitas de produtores. Como a do sommelier Denilton Guerra, embaixador de marcas do grupo Enoport Wines, que veio no início do mês comandar lançamento de novos rótulos portugueses em degustação harmonizada com delicioso menu elaborado por Manuelzinho no restaurante Tejo. Agradou muito o Gran Reserva Quinta do Boição, tanto o branco como o tinto, produzido em vinhas velhas e ambos trazidos pela brasiliense Del Maipo, maior importadora do Centro-Oeste.

Um deleite com música

Liana Sabo/CB/DA Press. Burrata com tomate italiano, azeite e manjericão.
Liana Sabo/CB/DA Press. Burrata com tomate italiano, azeite e manjericão.

Nada se compara, porém, ao barulho que vai fazer na cidade a sexta edição do Wine’n Music, evento que começou no Clube de Engenharia, passou pelo Unique e Hípica Hall e desembarcou no Centro Internacional de Convenção de Brasília (CICB). É lá que será apresentada mais uma vez, no dia 11 de maio, a gastronomia de alto nível, máxima atração do programa de vinho e música.
Dos petiscos de entrada à enorme variedade de doces, passando por ilhas que trazem as comidas típicas de alguns países — como as pastas e risotos da Itália, tapas da Espanha ou o bacalhau de Portugal —, todas as iguarias têm a assinatura da grife Jabour, a família brasiliense que fundou o Buffet Sweet Cake há mais de 25 anos. As crianças, ainda pequenas, criadas praticamente entre panelas e caçarolas manuseadas pela mãe Simone, experimentaram muito cedo o que é o bom sabor. Tanto desenvolveram as papilas gustativas que acabaram fazendo dessa faculdade sensorial seu modo de vida.
Gabriela é chef de cozinha, formada na Le Cordon Bleu, Luiza, é chef pâtissière com curso em Londres e Luiz Augusto (Guto) aprendeu com o pai Celso Jabour a apreciar vinho e “inventou” o próprio evento. Nele, haverá também uma autêntica parrilla argentina, em que os cortes serão finalizados à vista dos convidados. “Esperamos receber 1.500 pessoas”, calcula Guto Jabour.

Brunello do Galvão

Começa pelo espumante exclusivo — Foss Marai, delicioso Prosecco italiano — o serviço de vinho da festa, que terá entre outros, o Marchesi Antinori; o KM 0 vinho biodinâmico do Chile; o Alicante Bouchet Esporão; o Perdriel Centenário, de Mendoza e o Brioso de Susana Balbo, a primeira e mais importante enóloga argentina, que acaba de ser eleita pela revista The drinks business como uma das 10 mulheres mais influentes do mundo do vinho. Quem traz seus produtos ao Brasil é a Cantu Importadora.
Outro destaque são os vinhos de Galvão Bueno que agora estão sendo elaborados em parceria com Roberto Cipresso, nascido no Vêneto, eleito melhor enólogo da Itália em 2006. Considerada uma obra prima harmônica, o Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino, elaborado com 100% Sangiovese que passou 36 meses em barricas de carvalho francês, é uma atração do evento. Ingressos a R$ 760 poderão ser adquiridos na pop-up store no Shopping Iguatemi, pelo site bilheteria digital e nas lojas da Sweet Cake. Clientes Cartões Caixa e sócios GB têm 50% de desconto.