unnamed Foto: Reprodução/PMDF PMDF

Concurso PMDF: 6 dicas para já ir se preparando para o TAF

Publicado em carreira militar, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, Distrito Federal, estudos, Polícia Militar, servidores públicos

Segundo especialista, a prova tem altos índices de reprovação. Por isso, é necessário que o candidato comece a se preparar o mais rápido possível

Atenção concurseiro! O edital do próximo concurso público da Polícia Militar do Distrito Federal pode ser publicado a qualquer momento. O certame já possui banca definida e o edital tem previsão de ser lançado ainda em janeiro. Apesar disso, a Intervenção na Segurança Pública do DF pode atrasar o processo.

Segundo o coordenador de carreiras policiais do Gran Cursos Online, Érico Palazzo, mesmo com possível atraso, o ideal é que a preparação comece o quanto antes não só para a prova objetiva, mas também para o teste de aptidão física.

“Tem que haver essa conciliação na preparação. Além de se preparar para a parte objetiva, é importante que o candidato tire de duas a três horas, de duas a três vezes na semana para fazer a preparação para o teste de aptidão física”, explica.

Érico acrescenta que o TAF da PMDF tem altos índices de reprovação. “É um teste muito difícil, com índice de reprovação muito grande principalmente na barra e na corrida, e por isso exige uma preparação prévia. Não dá pra esperar a publicação do edital para começar a se preparar”, disse.

O especialista elencou as principais dicas de preparação para a prova, confira: 

1. Em relação ao TAF, o indicado é pegar o último edital, os índices cobrados no último concurso, e já iniciar uma preparação apostando na aprovação na prova objetiva. Estamos falando de um concurso com 2.100 vagas, 10% destinadas às candidatas do sexo feminino, e como são milhares de vagas, serão também muitos convocados para o TAF.

2. Não há tempo mínimo de preparação para o TAF. É claro que as pessoas que já praticam alguma atividade física vão ter mais facilidade. Para algumas pessoas que estão com sobrepeso ou que são mais sedentárias, pode ser mais difícil.

3. A principal dica, quando se fala em TAF, é treinar de forma mais específica possível. Existe um princípio que é o da especificidade do TAF: se a corrida vai ser na rua, na pista, com o tempo de 12 minutos, por exemplo, não adianta fazer uma corrida de 30 minutos na esteira e achar que está se preparando para o TAF.

É claro que todos os exercícios podem ajudar na preparação, mas o ideal é que o candidato se prepare de acordo com as regras e com o que vai vivenciar na prova. Então o indicado é praticar os exercícios de acordo com aquilo que será cobrado no dia do teste.

4. Em relação à prova objetiva, o Instituto AOCP é uma banca que, nas questões de direito, foca mais na letra da lei e nas súmulas, então o candidato pode esperar uma prova de alto nível de direito, com questões de nível médio para alto.

5. Geralmente, em língua portuguesa são questões mais simples, não são tão complexas, mas mesmo assim é necessário fazer um estudo, já que é uma das disciplinas mais importantes da prova.

6. Também é importante já pensar na preparação para a prova discursiva, já que, ainda que não fique em uma boa classificação na prova objetiva, o candidato consegue ganhar classificação com nota na discursiva, bem como com as eliminações no TAF.

Concurso da PMDF vai ofertar mais de 2 mil vagas

O concurso da PMDF abrirá 2.100 oportunidades para a carreira de soldado, sendo 700 de preenchimento imediato e 1.400 para formação de cadastro reserva. Para tomar posse do cargo, é necessário possuir diploma de curso superior e idade máxima de 30 anos.

De acordo com as informações disponíveis no Portal da Transparência, a remuneração inicial para o cargo varia entre R$ 5.775,26 e R$ 9.623,97. Em dezembro de 2022, o comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto, informou que os aprovados no concurso da corporação serão nomeados em 2023.

A PMDF também realizará processo seletivo para o provimento de vagas nas carreiras de oficiais administrativos, oficiais especialistas e oficiais músicos.