Os sabores da culinária de Belém do Pará vão ocupar um lugar de honra nas mesas de discussão da cidade de Bonn, na Alemanha, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que começou nesta segunda-feira (16) e segue até 26 de junho na cidade alemã.
A proposta do cardápio oficial será apresentada durante o painel “Agroecologia como uma abordagem não mercadológica: Um caminho para a ação climática e sistemas alimentares sustentáveis” na iniciativa batizada de Na Mesa da COP30. Fruto de uma coalizão da sociedade civil, liderada pelo Instituto Regenera em parceria com mais de 40 associações, a proposta defende a inclusão de produtos provenientes da agricultura familiar, da sociobiodiversidade amazônica e de sistemas agroecológicos.
“Não podemos discutir o futuro do planeta na COP30 enquanto servimos alimentos ultraprocessados, oriundos de áreas desmatadas e sem qualidade. Defendemos o consumo de produtos provenientes de práticas agrícolas que preservam os biomas, contribuem para o sequestro de carbono e promovem a conservação da biodiversidade amazônica. Incorporar a agricultura familiar e a sociobiodiversidade no centro desse debate representa um tremendo avanço para a formulação de políticas públicas mais justas e eficazes”, afirma Fabrício Muriana, do Instituto Regenera.