Cardápio da COP30 será tema em conferência internacional

Publicado em Matéria

Os sabores da culinária de Belém do Pará vão ocupar um lugar de honra nas mesas de discussão da cidade de Bonn, na Alemanha, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que começou nesta segunda-feira (16) e segue até 26 de junho na cidade alemã.

A proposta do cardápio oficial será apresentada durante o painel “Agroecologia como uma abordagem não mercadológica: Um caminho para a ação climática e sistemas alimentares sustentáveis” na iniciativa batizada de Na Mesa da COP30. Fruto de uma coalizão da sociedade civil, liderada pelo Instituto Regenera em parceria com mais de 40 associações, a proposta defende a inclusão de produtos provenientes da agricultura familiar, da sociobiodiversidade amazônica e de sistemas agroecológicos.

“Não podemos discutir o futuro do planeta na COP30 enquanto servimos alimentos ultraprocessados, oriundos de áreas desmatadas e sem qualidade. Defendemos o consumo de produtos provenientes de práticas agrícolas que preservam os biomas, contribuem para o sequestro de carbono e promovem a conservação da biodiversidade amazônica. Incorporar a agricultura familiar e a sociobiodiversidade no centro desse debate representa um tremendo avanço para a formulação de políticas públicas mais justas e eficazes”, afirma Fabrício Muriana, do Instituto Regenera.