1000709785 Crédito: Karina Sati Yamanishi/Divulgação

Chef Alice Yamanishi leva sabores da culinária japonesa a evento com a princesa Kako de Akishino

Publicado em Restaurantes Japoneses

A sobrinha do imperador do Japão participou de banquete oferecido pelo ministro das Relações Exteriores

Bolinho de arroz branco com conserva de flor de hibisco, leito de caqui  com agrião e pasta de castanhas de caju crocantes e espetinho com buquê de nabo com limão siciliano e mini chuchu com cachaça, limão cravo e gengibre deram início ao banquete oferecido, nesta quarta-feira (11/6), pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, à princesa Kako de Akishino, de 30 anos, sobrinha do imperador Naruhito, do Japão, que veio ao Brasil participar das comemorações dos 130 anos das relações diplomáticas entre os dois países. As três iguarias, que mais pareciam esculturas, foram feitas pela chef Alice Yamanishi.

Crédito: Karina Sati Yamanishi/Divulgação

Afastada do Clube Nipo, da Avenida das Nações, onde funcionou por 13 anos o restaurante Yuzu-An, que fechou as portas dois anos e meio atrás devido à pandemia, a chef nissei foi chamada de última hora pela chancelaria brasileira para elaborar sabores típicos da culinária japonesa a fim de agradar a princesa. “Eu pensei em algo simples, que lembrasse a comida dos imigrantes, como arroz branco (oniguiri) com hibisco em conserva, cujo sabor ácido e um pouco salgado é o que mais se aproxima do umeboshi, a tradicional ameixa salgada que está na base da dieta japonesa”, explicou a chef.

Também de sua autoria foi a sobremesa, uma mini torta de maracujá com baunilha do cerrado e compota de kinkan com praliné, enquanto o chef do restaurante Soho, de Salvador, Marcelo Fugita foi responsável pelo prato principal: filé-mignon ao molho madeira com shimeji e shitake escoltado de arroz japonês com furikake (mix de gergelim e alga) e farofa de bacon.

Templo Budista

Crédito: Karina Sati Yamanishi/Divulgação

A chef Alice Yamanishi será protagonista neste sábado (14) da oficina demonstrativa de preparação do prato robata de camarão ao dengaku, a partir das 12h, no Templo Shin Budista Terra Pura, na 315/316 Sul. A programação faz parte do evento Japão Gastronômico – Brasília 2025, que ocorre de 14 a 22 de junho com promoções exclusivas em restaurantes selecionados da capital federal.

Essa é a segunda edição do festival iniciado em 2024. Dessa vez, serão 11 estabelecimentos participantes oferecendo pratos típicos japoneses a preços especiais, como parte das celebrações do Dia da Imigração Japonesa, comemorado em 18 de junho.

No final de semana do encerramento, ocorre o Festival Sabores do Japão, na Rua do Japão (414/415 Sul), com a participação de empreendedores da comunidade nipo-brasiliense para um diverso mercado de rua no sábado (21/6). A programação completa pode ser conferida no site.