CBNFOT030420181671 Crédito: Felipe Bastos/Divulgação. Prato da Boa Lembrança 2018 do restaurante Universal. Filé-mignon ao molho de melaço de cana e rapa de risoto de queijo coalho.

Universal lança novo Prato da Boa Lembrança: filé ao melaço de cana com risoto de coalho

Publicado em Sem categoria

Mais de 10 anos atrás, o crítico Josimar Melo, pioneiro no jornalismo gastronômico no país, lançou o Prêmio Brasil Gastronomia que apontou os melhores restaurantes em diversas categorias. Éramos um grupo de apenas cinco jornalistas especializados no assunto para eleger os vencedores. Do júri, faziam parte Ricardo Castilho (Prazeres da mesa),de São Paulo; Luciana Fróes (O Globo), do Rio de Janeiro; Eduardo Maya (idealizador do Comida di Buteco), de Belo Horizonte e eu, pelo Correio Braziliense.

Tendo à frente Josimar Melo, da Folha de São Paulo, visitamos, anonimamente, os restaurantes finalistas. Para minha satisfação, Brasília entrou no ranking mediante uma das premiações mais disputadas: a de melhor restaurante contemporâneo obtida pelo Zuu, de Mara Alcamim.

Crédito: Felipe Bastos/Divulgação. Prato da Boa Lembrança 2018 do restaurante Universal. Filé-mignon ao molho de melaço de cana e rapa de risoto de queijo coalho

Nos sete anos de existência do Zuu (2004-2011), passaram pela sua cozinha, sob o comando de Mara, os chefs Mario, Pedro Moreira e Marcelo Petrarca. De lá saíram receitas inesquecíveis, como a do filé-mignon ao molho de melaço de cana e rapa de risoto de queijo coalho, que a chef do Universal acaba de resgatar como o Prato da Boa Lembrança 2018. Está no cardápio por R$ 99, com direito à louça de cerâmica. Telefone: 3443-2089.