Freepik/Reprodução

Especialista dá dicas para os estudantes de concurso de “primeira viagem”

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, servidores públicos

O professor José Trindade orienta que é importante que o candidato tenha organização, escolha bons materiais de estudo e faça exercícios

Na primeira quinzena de janeiro, mais de 200 concursos públicos por todo o Brasil foram abertos, reunindo mais de 22 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Uma das propostas do novo governo é o reajuste salarial para os servidores, com a retomada das políticas de valorização e uma reestruturação de carreiras.

Para quem deseja começar a estudar para concursos em 2023, o primeiro passo é a organização. O professor José Trindade, do IMP Concursos, dá dicas importantes para o concurseiro de primeira viagem:

Escolher uma carreira específica, ou carreiras próximas, para direcionar os estudos: De acordo com o especialista, “não adianta ‘atirar para todos os lados’, quando se trata de estudar para concursos. Um estudante que quer se preparar, ao mesmo tempo, para carreiras policiais e carreira de tribunais, por exemplo, não terá efetividade em nenhum dos dois focos”, explica.

Montar uma base boa nas principais disciplinas: Trindade orienta que é importante focar nas matérias presentes na maioria dos concursos, como língua portuguesa, matemática básica, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo e informática.

Material de estudos: Outra dica importante é definir bem como irá estudar e escolher um ou dois métodos. “Por exemplo: ‘irei estudar por aulas presenciais e por materiais em PDF; irei estudar com base em video-aulas e PDFs’, etc”, explica.

Também é essencial escolher bons materiais de estudo para usar como base. “Vivemos hoje uma era em que há uma imensa disponibilidade de materiais de estudo, e isso acaba fazendo o estudante ‘se perder’ um pouco, diante do mar de informações que tem à sua disposição”, acrescenta.

Autoconhecimento: O professor ressalta que é essencial que o candidato se conheça. “Não existe método de estudos universal, que funcione bem para qualquer pessoa. Cada cabeça é um mundo diferente, e precisamos conhecer as estratégias que serão mais efetivas diante da nossa realidade. Por exemplo, há pessoas que aprendem muito bem apenas assistindo às aulas e fazendo exercícios, mas há pessoas que apenas capta o conteúdo se estudarem a partir de material de leitura”, explica.

Exercitar os conhecimentos: Segundo José, não existe aprendizado sem exercícios. Ele explica que “não se aprende muito bem quando apenas vemos outras pessoas explicando o assunto (seja em aulas, seja em material escrito); é preciso que nós mesmos coloquemos a mão na massa. Portanto, faça muitas questões de provas passadas”, finaliza.