aquavit

Para matar as saudades, curta os ícones do Aquavit

Publicado em festival

Um banquete da mais alta esfera gastronômica preparado com alguns produtos do cerrado — como a baunilha, cajuzinho e pequi –, será protagonizado no próximo sábado, 18/9, a seis mãos pela equipe, que por muito tempo cozinhou junta no Aquavit, principal templo da culinária contemporânea de influências nórdica e francesa.

Chama-se Um menu clássico Aquavit o cardápio que o dono da casa, Simon Lau Cederholm, desenvolverá com os chefs convidados Leônidas Santos Neto e Alexandre Aroucha. Pirarucu, o espetacular peixe de água doce que este mês ganha um festival só para ele
em 50 estabelecimentos da cidade, virá defumado e frio no primeiro prato de abertura do jantar, servido com leite de castanha e tucupi. Na taça, o Riesling americano do Chateau Ste Michelle, que acompanhará ainda o segundo prato: moqueca de camarão típica à moda do Aquavit, seguindo terrine de foie gras com ostras e maçã harmonizado com um espumante moscatel rosé da Cave Geisse.

A pièce de résistence, como se referem os franceses ao prato principal, fica por conta de uma ave. Codornas cozidas a vácuo pelo método sous vide, recheadas com canjica, glândulas de timo, sálvia e pupunha escoltadas do vinho francês Chais du Bâtard, Côtes du
Rhône. Na sobremesa, volta à taça o Geisse Vitoria Rosé Moscato acompanhando sopa gelada de cajuzinho do mato, semifreddo de baunilha do cerrado e praliné de castanha de pequi. Sai por R$ 480 com a harmonização e R$ 350 sem vinho. Reservas pelo WhatsApp: 99167-0000.