WhatsApp Image 2020-11-20 at 18.14.54

Mara Alcamim comanda novo restô que inaugura sábado na Chapada

Publicado em Sem categoria

Distante cerca de 260 quilômetros de Brasília, na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Vila de São Jorge — nascida de um reduto de garimpeiros que extraíam o cristal muito valorizado na primeira metade do século passado — , se desenvolveu como apoio ao turismo ecológico e aos que vão lá em busca de paz, descanso e natureza. Nessa pandemia, porém, o charmoso distrito de Alto Paraíso começa a mudar o perfil e passa a atrair investimentos até na alta gastronomia.

Como o restaurante Na Mata, que abre as portas neste sábado, 21, sob o comando da premiada chef brasiliense Mara Alcamim, cada vez mais encantada com a vegetação local e as tépidas águas do rio São Miguel, que banha a propriedade do casal Vitor Hugo Giuberti e Denise Polla Vianna, donos, há 17 anos, do Rio da Lua Lounge Restô Bar, que fechou em março.

Em seu lugar o restaurante Na Mata, como o nome indica, ocupa uma clareira aberta no meio de frondosa vegetação, que fica a apenas quatro quilômetros da Vila de São Jorge, por uma estreita estrada de terra e está aparelhado com modernos equipamentos, além de uma parrilla, onde a chef defende o uso da brasa com uma pegada mais autoral e contemporânea.

Receitas no fogo

Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

“Não sou churrasqueira, o que faço é usar a lenha no preparo de vários pratos, como galinhada, costela, pernil e outros”, diz Mara Alcamim, que sempre esteve na vanguarda do cerrado e sabe, como ninguém, explorar a potência do fogo nas receitas. Conhecimento nesse sentido ficou ainda mais aprofundado, depois de um curso feito no Uruguai com o famoso chef argentino Francis Mallmann, considerado o bruxo do fogo e da carne. Não só carnes, mas também legumes e até verduras são assadas na brasa para o deleite dos vegetarianos, que poderão encontrar lá feijoada vegana.

“Nós vamos trabalhar, em princípio, com cardápio solto. O cliente chega aqui, decide o que irá comer e enquanto ele desfruta da natureza ou toma um banho de rio, preparamos a comida e em uma hora estará pronta”, convida a chef, que contou com a ajuda de um colega do curso de carnes, o assador matogrossense Vitor Roos, para treinar a equipe na brasa.

Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Luciana Fabrino Alcamim compartilha a direção da casa com Mara

As sobremesas não fogem ao receituário da região: requeijão com doce de leite e de frutas feitas artesanalmente. Sorvetes também são servidos, além de drinques e vinhos, cuja carta é da Del Maipo. Uma lojinha completa o amplo espaço e nela você poderá encontrar kombucha, produtos feitos no restaurante e artigos de madeira, como tábua de carne. Bem próximo à casa há uma horta esplendorosa em seus tons de verde, que abastece a cozinha. Para tocar toda a estrutura, a chef conta com a parceria fiel de Luciana Fabrino Alcamim, que supervisiona os serviços, inclusive a agenda. “Aqui temos um espaço ideal para festas e casamentos”, enfatiza Luciana, que já tem alguns eventos agendados. Telefone (61) 98124-7717.