WhatsApp Image 2020-11-17 at 12.40.35 Crédito: Mariana Rodrigues/Divulgação. Chef Tiago Santos

Na Casa Mangiare, Tiago Santos traz pratos do mar e montanha

Publicado em Sem categoria

Apesar do nome italiano a Casa Mangiare tem estado aberta a outras influências culinárias, como a francesa, por exemplo, que será exibida em toda a sua plenitude nesse próximo fim de semana, quando irá assumir as caçarolas na QI 28 do Lago Sul, o chef Tiago Santos, chef-restaurateur do Le Jardin Bistrô, que funciona na Aliança Francesa. No menu, não faltarão brioche, terrine, quiche, vol-au-vent e profiteroles — afinal o chef, egresso da área de tecnologia, percebeu que a cozinha é o melhor lugar e, entre outras viagens, passou três anos na França aprendendo o novo ofício.

Natural de Pernambuco, Tiago já está aqui há 25 anos, durante os quais carimbou passaporte em muitos lugares do mundo ao lado da mulher Márcia, que é sommelière. Além da França, esteve na Itália e nos Estados Unidos. “Quero que as pessoas façam uma viagem gastronômica e cultural através dos pratos que elaboro e minha expectativa é de que elas sejam transportadas para a região desses sabores e consigam identificar minha história através das composições”, estima o chef.

Cardápio

Tendo como tema Da Montanha ao Mar, o menu terá início com pão-brioche com molho béchamel com linguiça ou com cogumelos para chegar a duas entradas: terrine de porco e mini quiche de alho-poró, batata baroa, picles e cebola caramelizada e salada de polvo com óleo de gergelim tostado, gersal, tomate em pó e vinagrete de limão siciliano.

Depois disso, você já chegou aos principais, como o que vem do mar, um raviolone de ricota com camarão, gema de ovo e camarão refogado com ervas e pêra, molho beurre blanc, crocante de bacon e brotos. O segundo principal representa a montanha através do vol-au-vent de cordeiro assado com catupiry e gorgonzola, escoltado por lentilhas e legumes orgânicos. Por último, prato de queijos de cabra, de Brasília, macio da Canastra e brie com amêndoas e mel, tâmara, mirtilo e morango.

A sobremesa, servida depois dos queijos, traz profiteroles com calda quente de chocolate belga, sorvete de pistache e frutas da estação com coulis de morango. Cada prato será harmonizado com vinhos da Casa Perini e águas da Sferriè. Acompanha o café os deliciosos pães de mel da marca Cheia de Graça. Os jantares começam sexta e sábado, às 20h, no valor de R$ 280. Reservas são necessárias pelo telefone 98446-6968.