Categorias: Covid-19

Eduardo Leite pediu para Doria adiar a vacina em dia de mais de mil mortos por covid

Como diz o ditado, “o diabo mora nos detalhes”. E, às vésperas da prévia do PSDB que escolherá o candidato do partido à Presidência da República, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, será confrontado com um dado no mínimo constrangedor para sua a campanha e seus apoiadores. O fato de ter telefonado ao governador de São Paulo, João Doria, em 15 de janeiro deste ano, para pedir que o paulista adiasse o início da vacinação contra covid. E o fez a pedido do general Eduardo Ramos, então ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro. Naquelas 24 horas, o país registrou 1.059 mortes e o país olhava __ e ainda olha __ para a perspectiva da vacinação como o prenúncio de dias melhores.

O telefonema foi admitido por Eduardo Leite em entrevista ao jornalista Igor Gielow, da Folha de S.Paulo. A resposta de Dória à época, publicada há pouco por Lauro Jardim, de O Globo, foi direta: “Lamento, Eduardo, que você tenha se prestado a atender um pedido dessa natureza do general Ramos. Diga a ele que vamos iniciar a vacinação, tão logo a Anvisa autorize a utilização da Coronavac. E que eu estou ao lado da vida e dos brasileiros”.

O que não se tinha ideia era do número de mortes por covid, àquela altura o equivalente à lotação de sete Boeings 737-700.  Não dava para esperar nem um minuto para começar a vacinação, ainda mais a pedido do próprio governo que deveria correr para vacinar as pessoas. O governo federal, porém, queria ter a primazia de ofertar a primeira vacina aos brasileiros. Hoje se sabe que, graças às vacinas, metade dos hospitais estaduais de São Paulo não tem mais pacientes da covid. No Distrito Federal, as internações pela doença não chegam a 25%. O ultimo levantamento aponta que na terça-feira foram registradas 140 mortes em todo o país.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Não mexam com quem está quieto

Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…

18 horas atrás

Tentativa de golpe provoca racha entre partidos conservadores

Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…

2 dias atrás

De legados e fracassos

Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

Galípolo baixa expectativas de juros do PT

  Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…

5 dias atrás

Anistia é problema de Lira e vai para o fim da fila

Da coluna Brasília-DF publicado em 15 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

7 dias atrás

“Quem quiser nosso apoio, que coloque anistia em pauta”

  Por Denise Rothenburg - A deputada Bia Kicis (PL-DF) afirma que o seu…

1 semana atrás