Categorias: coluna Brasília-DF

A lição política da tragédia em São Paulo

O gesto de Lula, de interromper o carnaval para ver de perto os problemas de São Paulo e se reunir com o governador do estado, Tarcísio de Freitas; e o de Tarcísio, de receber bem o adversário, foram lidos como “mais um tijolinho” para desconstruir a imagem do antecessor do petista, Jair Bolsonaro. Seja pela esquerda, seja pela direita, à primeira vista, se nota uma união pelo interesse público, algo que estava difícil de ocorrer nos últimos anos. Bolsonaro evitava qualquer parceria com o ex-governador João Doria, a quem via como um potencial adversário para o futuro. Até no quesito vacina, Bolsonaro evitou um “vamos dar as mãos”, quando Doria correu atrás dos imunizantes.

» » »

Nem Lula nem Tarcísio cometeram erros nesta primeira crise provocada pelas chuvas intensas no litoral de São Paulo. Ambos largam este 2023 de tragédia em pleno carnaval com pontos ganhos. Politicamente, é claro. Tecnicamente, há que se colocar foco na prevenção dessas fatalidades.

Expectativa…

Aliados de Lula esperam que a cena de união que se viu depois das fortes chuvas em São Paulo coloque em segundo plano a rixa entre Lula e o Banco Central. A esperança é de que o governo aproveite esse embalo para ajustar o foco
à agenda positiva.

…realidade
O problema é que as circunstâncias econômicas hoje não são favoráveis. A tendência, conforme avaliou o Instituto Fiscal Independente (IFI), é de “piora” da expectativa de inflação. E, assim, fica difícil baixar os juros.

O que acontece em Vegas…
… fica em Vegas. Mas seus reflexos, não. Lá estão o presidente da Câmara, Arthur Lira; o ex-ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, grande comandante do PP; e Antônio Rueda, do União Brasil. Aproveitam o feriadão de carnaval para organizar o jogo da federação entre os dois partidos.

Lula, o interlocutor
O telegrama que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou a Lula é um sinal de que o brasileiro pode ser chamado a ajudar no diálogo para tentar se chegar ao fim da guerra contra a Ucrânia.

Visita russa/ O chanceler russo, Sergei Lavrov, avisou ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, que pretende vir ao Brasil em abril. A ordem é estreitar laços entre os dois países.

Agenda cheia/ Mauro Vieira, aliás, não para. Na Conferência de Segurança da ONU, em Munique, foram 21 reuniões e dois painéis. Na semana seguinte ao carnaval, segue para Nova Delhi, sede da reunião dos ministros do G-20.

Selo de gênero/ Em tempos de carnaval, com tantos avisos e alertas sobre a necessidade de respeito às mulheres, vale lembrar a iniciativa de três professoras de universidades federais Kone Cesário, Ana Lucia Sabadel (UFRJ) e Soraya Gasparetto (Unesp). Elas criaram um selo, certificado pelo Inpi, para premiar empresas que praticam a igualdade de gênero. O “Siguala” funcionará como um “selo verde” e pode ajudar as empresas a valorizar a própria marca na B3, atrair investimentos e conquistar a simpatia do consumidor.

A vida do rico é diferente/ A turma para lá de abastada que passa o feriadão no litoral norte de São Paulo saiu da região no próprio helicóptero ou… pagando, no mínimo, R$ 8 mil pela viagem.

Bernardo Scartezini/ Lá se foi mais uma mente brilhante e um texto com gosto de quero mais. O velório do jornalista, com quem tive o prazer de trabalhar, será hoje, entre as 9h e as 11h, na Capela 10 do Campo da Esperança. Que Deus conforte sua família.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Desoneração: Zanin dá chance a acordo

Por Carlos Alexandre de Souza - Após semanas de tensão entre os Poderes, a desoneração…

6 horas atrás

Pressa para enfrentar mudanças climáticas

Por Carlos Alexandre de Souza — Como resposta à tragédia no Rio Grande do Sul,…

1 dia atrás

Troca de comando na Petrobras impacta negativamente ministro de Minas e Energia

Por Denise Rothenburg — A troca de comando na Petrobras não foi vista como um…

2 dias atrás

Empresários clamam por Reforma Administrativa

Por Denise Rothenburg — Os aplausos mais efusivos no Lide Brazil Investment Forum, em Nova…

3 dias atrás

“Lula voltou fora de sua época, precisamos de um novo JK”, diz Ciro

Em debate no Brazil Forum Investment, um dos poucos que destoou do debate, puxando uma…

4 dias atrás

Al Gore cita tragédia no RS e convoca mobilização contra mudanças climáticas

Por Denise Rothenburg — Em palestra para convidados do Banco Itaú no Hotel Lotte, em…

4 dias atrás