Freepik/Reprodução

Psicóloga orienta como lidar com a ansiedade nos estudos e durante as provas

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, Saúde

“O candidato deve ler o tema da redação e resolver parte da prova, não só para se acalmar como também recordar e se inspirar nos diversos textos e diferentes áreas”

 

Por Yasmin Rajab – Juliana Gebrim, psicóloga especialista em concursos públicos e neuropsicóloga pelo Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal, explica de que forma a ansiedade pode afetar no desempenho dos estudos e nas provas de concursos públicos.

Segundo a especialista, ter um grau de ansiedade ao alcançar alguma meta é saudável. Entretanto, se essa sensação ultrapassar determinado limite, o rendimento do candidato pode ter uma queda, prejudicando a saúde e se tornando uma patologia.

“Essa sensação basicamente tem dois lados: ou faz com que entremos em ação, ou paralisa, podendo ser o gatilho para doenças físicas e psicológicas. As causas de transtornos patológicos podem estar ligadas ao funcionamento do nosso corpo e às experiências da nossa vida”, explica.

Juliana ressalta que os sintomas da ansiedade são os mais variados possíveis, como: preocupações exageradas, medo extremo, sensação de que algo muito ruim irá acontecer; falta de controle sobre pensamentos, sensações físicas, mãos trêmulas e outras.

“A ansiedade é algo que deve ser trabalhado bem antes das provas. Caso seja uma questão incontrolável e que atrapalhe a sua produtividade, o candidato deve procurar especialistas da área de saúde mental”, orienta.

Para não atrapalhar o desempenho na prova, é importante tentar manter o equilíbrio emocional. Sendo assim, o candidato deve ler o tema da redação e resolver parte da prova, não só para se acalmar como também recordar e se inspirar nos diversos textos e diferentes áreas.

Exercícios

Juliana dá algumas dicas para tentar controlar uma crise de ansiedade de forma rápida, confira:

  • Controlar a respiração, inspirando e respirando de forma lenta e profunda para levar mais oxigênio ao cérebro e reduzir a sensação de asfixia;
  • Mudar o foco por meio de distrações para o corpo e mente para se desconectar das tensões, seja pensando em coisas ou pessoas que você gosta ou buscando por pensamentos positivos;
  • Algumas técnicas como a respiração diafragmática, grounding ou o mindfulness também podem ser usadas.

“São muitos os benefícios que essas técnicas trazem para os concurseiros, seja aliviando as tensões na hora da prova e contribuindo para diminuir o estresse e ansiedade, seja aumentando a capacidade de concentração. Assim o candidato terá mais tranquilidade para escrever”, ressalta a psicóloga.

Desempenho do candidato

Segundo a psicóloga, a ansiedade e o estresse podem afetar o desempenho dos candidatos muitas vezes causando sintomas de mãos trêmulas, extremidades frias, coração batendo de forma acelerada, sudorese (transpiração em excesso) e crises de pânico, que podem reduzir a capacidade do estudante em manter o foco e a atenção, ocasionando alterações de memória.

“Nessas horas os estudantes devem parar, colocar a cabeça em ordem, se concentrar, fazer as técnicas e dar o melhor de si naquele instante”, acrescenta. Juliana afirma que as técnicas de respiração “estão entre as maneiras mais eficazes para aliviar o estresse durante a prova, pois reduzem praticamente a zero a ansiedade, além de intensificar a concentração do candidato”, esclarece.

Também é necessário se atentar aos demais sintomas da ansiedade, como: medos irreais, respiração ofegante, falta de ar, palpitações e dores no peito, distúrbios do sono, dores de cabeça e no corpo, dificuldades de memorização, irritabilidade e falta de concentração. Com isso, é importante que os candidatos procurem auxílio médico para iniciar o tratamento.