policial-penal (Diretoria Geral de Asministração Penitenciária) Foto: Divulgação/Diretoria Geral de Administração Penitenciária

Concurso Polícia Penal/GO: diretor-geral anuncia novo certame com 500 vagas

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Goiás, segurança, Sem categoria

Novo concurso será realizado em 2023 e é prevista a oferta 500 vagas

Raphaela Peixoto* – O diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires Nicolau, anunciou em suas redes sociais um novo concurso para a corporação. Segundo Josimar, o certame está previsto para ser realizado no primeiro semestre de 2023 e ofertará 500 vagas.

O diretor não especificou os cargos em que serão ofertadas as oportunidades. No último certame, realizado em 2019, foram oferecidas também 500 oportunidades para agente de segurança prisional para a Diretoria-Geral da Administração Penitenciária. O certame foi organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

Leia também: 

Concurso Politec-AP: inscrições para 430 vagas estão abertas; especialista explica edital

CBM-GO: especialistas analisam edital e dão dicas para a prova; confira

Etapas do último concurso

  • Prova objetiva (eliminatória e classificatória);
  • Prova discursiva (eliminatória e classificatória);
  • Avaliação médica avaliação da equipe multiprofissional exclusivo aos candidatos com deficiência (eliminatório);
  • Avaliação física (eliminatório);
  • Avaliação psicológica (eliminatório);
  • Investigação social (eliminatório)

“As etapas de avaliação médica, avaliação física, avaliação da equipe multiprofissional, avaliação psicológica e investigação social serão realizadas de forma simultânea e serão independentes entre si”, explicava o edital.

Mudança na Polícia Penal

Cabe lembrar que, em 2020, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 3647/20, de autoria do Poder Executivo, que criou a Polícia Penal no estado em que a função de agente penitenciário foi substituído por policial penal.

De acordo com a justificativa do governo, a criação da Polícia Penal deverá valorizar o servidor da área, intensificar o combate ao crime, fortalecer o sistema penitenciário estadual e adequar a legislação estadual à nova redação da Constituição Federal, que solicita a formação das polícias penais federal, estaduais e distrital.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer