PCMS Foto: Sejusp/Divulgação

Governo de SP autoriza 3,5 mil vagas para Polícia Civil do estado

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, segurança, Sem categoria

Do total de vagas autorizadas, 552 de delegado de polícia, 116 de médico legista, 249 de perito criminal, 1.250 de investigador de polícia e 1.333 de escrivão de polícia, todos de 3ª classe

Foi o publicado no Diário Oficial do estado de São Paulo, a autorização de um novo concurso público para a Polícia Civil do estado (PC-SP). O aval garante o provimento de 3.500 distribuídas da seguinte forma:

  • 552 de delegado de polícia,
  • 116 de médico legista,
  • 249 de perito criminal,
  • 1.250 de investigador de polícia e
  • 1.333 de escrivão de polícia.

“Autorizo, ainda, os Secretários de Governo e de Orçamento e Gestão, mediante despacho conjunto, a deliberar sobre a distribuição dos quantitativos de vagas de cargos a serem providos”, afirma o Despacho.

8 mil vagas anunciadas

O diretor-geral da PC SP, Osvaldo Nico Gonçalves, em entrevista ao podcast Diário de Polícia na última semana, anunciou que a corporação prevê ofertar 8 mil vagas ao longo dos próximos meses, sendo 1.333 vagas para escrivão de polícia, 1.225 para investigador de polícia, 552 oportunidades para delegado de polícia, 116 chances para médico legista e por fim, 249 peritos criminais.

Gonçalves também afirmou que para investigador , escrivão, delegado e médico legista a PC-SP deve convocar remanescentes do último concurso. Desses somente a função de perito não tem certame em validade, havendo necessidade de iniciar nova seleção.

Último concurso

último concurso da PCSP foi realizado em 2018 e ofertou 250 vagas para delegados. Puderam participar candidatos com graduação em direito, CNH na categoria “B” (ou superior), e com dois anos de atividade jurídica ou de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil. Na ocasião, a remuneração inicial foi de R$ 9.507,77.

Também no mesmo ano, a PCSP lançou outro edital com 800 oportunidades para escrivão e 600 vagas para investigadores de polícia. Os postos receberam vencimento de R$ 3.743,98 e foram destinados a candidatos com nível superior em qualquer curso. Ambos os concursos foram organizados pela Vunesp.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori