CBMGO CBMGO/Divulgação

CBM-GO: especialistas analisam edital e dão dicas para a prova; confira

Publicado em CBM, Concursos, Concursos Públicos, educação, estudos

Yasmin Rajab – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) está com concurso público em andamento ofertando 612 novas oportunidades. Desse quantitativo, 500 são para o cargo de soldado, 60 para cadete, 40 para músicos e 12 vagas para tenente. Os aprovados podem receber a remuneração inicial de R$ 13.901,60, dependendo do cargo.

O edital da seleção já foi publicado, e o período de inscrições vai até o dia 31 de outubro. Recentemente, o documento sofreu algumas alterações. Entre as mudanças realizadas estão as datas das provas objetivas e discursivas para o cargo de tenente, que serão aplicadas no dia 12 de fevereiro de 2023. Já as provas para o cargo de soldado músico serão aplicadas em 5 de fevereiro do próximo ano. As provas para soldado combatente continuam marcadas para o dia 23 de outubro de 2022, e para o cargo de cadete marcadas para o dia 16 de outubro de 2022. A banca organizadora é o Instituto AOCP.

A equipe do Gran Cursos Online preparou um panorama geral sobre o certame, oferecendo dicas de preparação para ajudar os candidatos. Os especialistas explicam que as provas objetivas serão compostas de questões de conhecimentos gerais e específicos, de acordo com cada área de atuação.

No caso do cargo de soldado, que tem a maior parte das vagas, serão 15 questões de conhecimentos gerais e, na parte de conhecimentos específicos, as disciplinas cobradas serão: noções de direito (10 questões), legislação aplicada ao Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (10 questões) e Noções de Atividade Bombeiro Militar, que inclui o Manual de Combate a Incêndio e Protocolo de Suporte Básico de Vida. Essa é a disciplina mais importante, já que contará com 15 questões.

A dica é que o candidato dedique mais tempo à preparação nessa parte específica, já que, mesmo que todas as questões tenham peso 1, a parte específica pode garantir mais pontos: 35 do total de 50. A parte discursiva para os cargos de soldado e cadete é igual, com uma redação valendo 20 pontos. Já para oficial da saúde, também haverá cobrança de redação, porém com conhecimento técnico e específico para a área da saúde.

Leia mais: Banca do próximo concurso Crefito 8ª Região é definida, confira!

UFPB tem banca definida para concurso com 92 vagas; confira!

Concurso INSS: Extrato de contrato é publicado no DOU