Zaandam2 Crédito: Insider2/Divulgação

Visite no Sul Zaandam, uma cidade holandesa que tem Papai Noel até dia 30

Publicado em Sem categoria

O que fazer quando uma cidade fica a apenas 35 quilômetros de Gramado, a maior infraestrutura turística gaúcha e uma das maiores do Brasil, com mais de 50 atrativos de entretenimento e lazer, como parques e museus? Este é o caso de Nova Petrópolis, cidade com menos de 22 mil habitantes, cuja rua principal – 15 de Novembro – “só é usada de passagem, para ir a outras localidades”, constata o empresário André Krai, descendente de holandeses.

Foi ele mesmo, filho da terra, quem deu a solução para que o bonito burgo de estilo europeu não se limite mais a ter apenas um fluxo transitório e passe a receber visitantes, como todo recanto turístico que se preze. Daí, lançou no mais bem acabado exemplo de empreendedorismo, um complexo de entretenimento que homenageia a cultura holandesa. Chama-se Cidade Zaandam, como a autêntica holandesa localizada a 20 quilômetros de Amsterdam, capital dos Países Baixos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Só que a Zaandam brasileira é, em quase tudo, semelhante à original — apenas diminuta. Reproduz, com riqueza de detalhes, aspectos da vida de uma vila da Holanda, desde a casa do moleiro ao pescador, um museu, moinho gigante de vento, uma cervejaria, música – e claro pratos típicos do país europeu. Tudo em casas multicoloridas que, de longe, chamam a atenção devido à arquitetura e aos tons fortes ocupando um trecho da mesma 15 de Novembro, onde desde o fim de outubro, a parada é obrigatória.

Sabores típicos

Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Fogo Nórdico, filé ao molho flambado com purê rústico

Por vários motivos, entre os quais, a deliciosa gastronomia típica servida no restaurante, no almoço e no jantar. Ocupa um casarão, no qual também há uma confeitaria e um bar. O cardápio ainda está em construção para trazer mais iguarias holandesas, mas já oferece petiscos, entrada, pratos quentes, sobremesas e fondues à noite. Entre petiscos, destaque para o bolinho de carne, tipo croquete, salsicha e batata frita, que é uma paixão nacional na Holanda. Qualquer prato que você pedir lá em algum restaurante virá acompanhado de uma porção de fritas.

Crédito: Insider2/Divulgação. Fogo Nórdico, filé ao molho flambado com purê rústico

No prato principal, continua a preferência por carne bovina usada no goulash, cozida lentamente com temperos holandeses acompanhado de purê rústico. Também o salmão grelhado é muito apreciado e vem guarnecido de batata bolinha e vegetais. Nada, porém é mais icônico que o Fogo Nórdico, que traz bons molhos na carne flambada na mesa, à frente do cliente, numa visão surreal que já dá água na boca. Sai por R$ 149 e serve duas pessoas. Você poderá harmonizar com um tinto ou com cerva, como a Heineken, uma das marcas mais conhecidas da Holanda, cuja cervejaria está presente no Bar Zaandam, assinado por uma empresa especializada, a Drink Design.

Os sabores são surpreendentes, também dos doces – folhados e cucas – além de um trio de sorvetes com stroopwafel, biscoito recheado com uma camada de caramelo, que é um dos itens mais famosos da doçaria holandesa.
Já na saída, junto ao caixa, há uma lojinha com venda de produtos comestíveis, como geleias, pães, queijos e conservas, vinho e café de produção própria e de outros fornecedores.

Quanto ao Papai Noel, chamado Sinterklass, estará distribuindo à garotada doces e pepernoten (biscoito holandês) todas as quintas e sextas-feiras, a partir das 20h, até o dia 31 de janeiro. Show de música e luzes animam os fins de semana. Lá, você poderá degustar todas as refeições do dia, desde o café da manhã. Com capacidade para 430 pessoas, a cidade funciona de domingo à quinta, das 7h às 22h; sexta e sábado, das 7h às 24h. Site: http://www.zaandam.com.br Instagram: @Zaandamnp