img24 Simon Lau. Crédito: Intercâmbio Amazônia – Belém/Dinamarca/Divulgação

Simon Lau une Cerrado e Amazônia em menu que antecipa jantar da COP 30

Publicado em Evento

Eventos pré-conferência ocorrem no restaurante Aquavit, em Brasília, nos dias 19 de setembro e 10 e 11 de outubro

O dinamarquês Simon Lau, chef do restaurante Aquavit, em Brasília, tem vivido uma verdadeira ponte aérea gastronômica entre a capital federal e Belém. Integrante do projeto Intercâmbio Amazônia – Belém/Dinamarca, ele prepara menus especiais que refletem essa troca cultural e culinária, marcada pelo diálogo entre ingredientes do Cerrado, da Amazônia e da tradição europeia. Segundo o chef, a proposta vai além da cozinha: “O objetivo é intercambiar ideias gastronômicas entre os chefs para aprender, inovar, preservar e inspirar”.

Cajuzinho do Cerrado. Crédito: Simon Lau/Divulgação

A iniciativa terá ponto alto durante a COP 30, em Belém, com um jantar de gala para chefes de Estado. Até lá, os clientes do Aquavit podem experimentar uma prévia desse trabalho: um menu autoral que valoriza insumos regionais em releituras sofisticadas. O cardápio estará disponível em eventos marcados para os dias 19 de setembro e 10 e 11 de outubro.

Entre os destaques estão o pirarucu defumado com feijão de Santarém e beurre noir de cupuaçu, o tartar de filé de Black Angus com palmito do Cerrado, o foie gras grelhado servido com cajuzinho, além de filé de linguado com sauce blanquette. Para adoçar, uma sopa gelada de bacuri com tortinha de coco e sorbê.

O cardápio ainda tem a opção de ser harmonizado com vinhos especialmente escolhidos para cada etapa. O jantar custa R$ 495 ou R$ 665 (com vinho). Reservas pelo WhatsApp: (61) 99557-1281.