PHOTO-2023-08-02-18-46-31 (1) (1) Chef e historiadora Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha. Crédito: Divulgação

SerTão a Gosto chega a Brasília com chefs renomadas, música e teatro em celebração à culinária brasileira

Publicado em Festival gastronômico

Evento terá mesas com receitas preparadas por Aline Chermoula, Márcia Nunes e Lydia Gonzalez, com mediação do jornalista Guilherme Lobão

Depois de estrear em Belo Horizonte, o projeto SerTão a Gosto desembarca em Brasília entre os dias 17 e 20 de outubro, no Teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul), trazendo uma programação que mistura gastronomia regional, cultura popular, música e teatro. Criado pela atriz Caísa Tibúrcio, o projeto é realizado pela Casulo Teatro, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

Chef Lydia Gonzalez. Crédito: Divulgação

A proposta é ser uma imersão sensorial na alma do Brasil profundo. O evento combina mesas gastronômicas com chefs convidadas e a apresentação do espetáculo Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja, um solo cênico-musical-gastronômico que costura sabores, histórias e canções inspiradas no sertão.

Programação

 

Três chefs de destaque da cena gastronômica nacional conduzirão as mesas gastronômicas, nas quais o público poderá acompanhar o preparo de receitas clássicas. A mediação será feita pelo crítico gastronômico Guilherme Lobão.

Chef e pesquisadora Aline Chermoula. Crédito: Divulgação

A programação começa na sexta (17/10), às 16h30, com a chef Aline Chermoula (SP), pesquisadora da culinária afrodiaspórica, que prepara uma moamba de galinha, prato tradicional da cultura angolana. Aline mostrará como o preparo dialoga com os sertões de Minas e Bahia, influenciando combinações típicas brasileiras, como o frango com quiabo.

No domingo (19/10), também às 16h30, é a vez da chef e historiadora Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha (BH), apresentar sua clássica canjiquinha com costelinha suína. Além da degustação, Márcia contará como o prato se tornou um símbolo da cozinha mineira e da memória afetiva do interior.

Encerrando as mesas, na segunda (20/10), às 16h30, a chef Lydia Gonzalez, do premiado Angá Ateliê Culinário (RJ), traz uma interpretação contemporânea da vaca atolada, prato que remete às rotas e trocas dos tropeiros pelo Brasil.

Espetáculo

Espetáculo Enluarada. Crédito: Diego Bresani/Divulgação

À noite, sempre às 20h, o público poderá assistir ao espetáculo Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja, também de Caísa Tibúrcio. A montagem, criada em 2020, mistura teatro, música e performance culinária, narrando o cotidiano sertanejo e celebrando a força feminina e a ancestralidade que atravessam a cozinha brasileira.

Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do Teatro Sesc Ary Barroso antes de cada atividade ou pela plataforma Sympla.