CBPFOT121220170396 11/12/2017. Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Favas contadas. Chef Martin Johansson, da Embaixada da Suecia.

Saiba como foi a comemoração de Santa Luzia na Embaixada da Suécia

Publicado em Sem categoria

Foi na quarta-feira que os suecos comemoraram nas igrejas, nas escolas, nas associações, nos asilos e nos locais de trabalho o dia de Santa Luzia, uma santa importada da Itália que viveu na Sicília e morreu por volta do ano 304. Segundo a tradição, ela levava comida aos cristãos escondidos nas catacumbas, que sofriam perseguição das autoridades romanas. E para que ela pudesse carregar os alimentos e, ao mesmo tempo, encontrar o caminho na escuridão, colocava sobre a cabeça uma coroa com velas. Assim, Luzia, ou Lucia, entrou para o folclore sueco e é lembrada no dia mais escuro do ano: 13 dezembro, abrindo as comemorações do Natal.

Fazem parte do cardápio da festa bolinhos de açafrão, bolachas de gengibre, café e vinho quente condimentado. Em Brasília, o festejo teve lugar na Embaixada da Suécia, do qual participaram mais de 400 pessoas, só que com menu bem mais ampliado. Para executá-lo veio de Estocolmo o experiente chef Martin Johansson, de 39 anos, que, por dois anos, chefiou as caçarolas da embaixada sueca em Washington. Professor e consultor gastronômico, Johansson é especialista em confeitaria tendo sido por sete anos dono de uma padaria vendida no mês de outubro.

Falso arenque

“Existe hoje na Suécia uma profunda conscientização no sentido de diminuir o consumo de carne e de peixe, que são substituídos por vegetais”, diz o chef, que elaborou um dos pratos mais típicos da culinária do país com base no arenque, só que sem o pescado. No lugar da proteína, o chef optou por berinjela e não é que ficou com a textura parecida com a do peixe!

A coluna acompanhou o preparo dos pratos na cozinha da embaixada, que é comandada há mais de um ano pelo chef Massayuki Kudo, de 34 anos, egresso do Aquavit. Além da berinjela descascada – uma
parte é cozida e outra é defumada – misturada a um molho de mostarda, sementes tostadas e endro, há outras deliciosas receitas com ingredientes leves e saudáveis, como repolho roxo com laranja e uvas-passas brancas marinadas no gengibre ou cenoura cozida em açúcar e água com laranja e cebola-roxa, que perde a coloração em contato com vinagre ácido. Ainda fazem parte camarãozinho grelhado com tomate e semente de endro e salmão gravlax, molho de mostarda e shoyo. “Tudo muito simples e de fácil preparo”, resume o Martin.