WhatsApp Image 2020-12-31 at 12.02.45 (1) Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Aviso no Shopping Iguatemi do restaurante Piselli

Piselli fecha contrato com Iguatemi para vir em maio

Publicado em Matéria

No apagar das luzes de 2020 — o ano mais difícil que a humanidade já teve –, o circuito gastronômico da cidade ganha uma grife de peso, a paulistana Piselli, que virá, no fim do mês de maio, ocupar o espaço do restaurante Gero, fechado desde o início da pandemia, depois de funcionar por 10 anos no Shopping Iguatemi. O contrato foi assinado no início da semana entre Carlos Jereissati Filho, proprietário da rede Iguatemi, e Juscelino Pereira, fundador do restaurante Piselli, aberto em 2004 na região dos Jardins, em São Paulo. A informação havia sido adiantada pelo blog em novembro.

Dono de uma empolgante história de superação, que o fez passar de garçom a empresário da área de alimentação, Juscelino Pereira revelou ao blog do Correio, que antes de inaugurar a grife Piselli em São Paulo, no dia em que completou 35 anos, em 31.07. 2004, recebeu proposta de vir a capital da República. “O mundo dá voltas, dezesseis anos atrás, fui convidado para montar um restaurante em Brasília, fiquei muito honrado e tremi na base, pois a proposta era muito boa e os sócios muito importantes. Na época, um deles falou: já pensou Juscelino em Brasília, tudo a ver”.

Aos 52, o empresário, cujo nome foi dado pelos pais mineiros em homenagem a JK, não se arrepende da opção que fez pela capital paulista. “O tempo passou e veio o ótimo relacionamento com a família Jereissati, resultando na parceria feita em 2015, quando abri o Piselli Sud no Shopping Iguatemi da Faria Lima”, afirmou.

Bom para os dois

Juscelino Pereira. Crédito: piselli.com.br/Reprodução

“Fico muito honrado em chegar a Brasília e abrir o Piselli no Shopping Iguatemi. Faremos todo o esforço para levar a nossa experiência e todo o carinho que colocamos em nosso atendimento, agora aos brasilienses em sua própria casa”, disse Juscelino Pereira, que pediu ao antigo gerente do Gero, o cearense Célio Freitas, para ajudá-lo a montar a equipe e assessorar na implantação da nova casa, a terceira da grife Piselli e a primeira fora de São Paulo.

A ideia é trazer alguns nomes que já atuam nos dois restaurantes paulistanos, mas “a maior parte da equipe será local”, garantiu o futuro ocupante do charmoso espaço, que já tem até o nome no tapume: Piselli inauguração em breve.

Do lado do centro comercial, a satisfação também é grande, revelou Ednaldo Souza Junior, gerente geral do shopping. “É motivo de enorme orgulho para o Iguatemi poder apresentar mais uma marca exclusiva para Brasília. O restaurante Piselli reforça nossa missão de oferecer nosso mix de gastronomia”, declarou o gerente.

Ervilha faz diferença

Juça, como o restaurateur mineiro é chamado pelos amigos, iniciou o trabalho no campo, ainda em Joanópolis, cidade em que nasceu na Serra da Mantiqueira. Pensava em ser agricultor e escolheu para plantar uma leguminosa que não havia na região: ervilha. A plantação não deu certo, porque as sementes estavam erradas. Decepcionado, ele se muda para São Paulo e passa a trabalhar em restaurantes, primeiro como garçom até aprender todos os segredos do ofício.
Quando abriu seu próprio restaurante, Juscelino fez questão de se referir ao começo de tudo e batizou a casa de Piselli, que em italiano, significa ervilha, o grão que transformou sua vida. Por isso, não estranhe se encontrar uma ervilha no prato. Ela decora todos eles, é praxe da casa.

Pratos leves

Entre os grandes hits está o tagliolini nero di seppia, que vem com lula, abobrinha e bottarga. Outra sugestão do mar é o tonno arab, prato de atum em crosta de ervas, quase cru, com homus e babaganouche, que serão servidos em ambiente mais aberto que foi o do Gero.

A chegada de novo empreendimento na gastronomia local dá outro alento ao setor que, durante a pandemia, teve fechadas até o mês de novembro 2.571 operações de bares e restaurantes, segundo dados do Sindhobar. Daí o empenho dos dirigentes da classe em “pedir ao governo que, além de cuidar da saúde, abrindo mais leitos nos hospitais, cuide também dos negócios, salvando empresas”, destacou Beto Pinheiro, presidente da Abrasel.