TOPÁSIO Prato Topázio. Crédito: ABC/Divulgação

Culinária goiana no Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa

Publicado em festival

Conhecido pelos cristais que fazem o encanto dos turistas, o município goiano de Cristalina, distante 130 quilômetros da capital, com suas preciosas pedras até no nome, também oferece boa mesa. São três produtos – alho, batata e cebola – , daí serem responsáveis pelo Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa, cuja sexta edição será realizada na próxima semana, de quinta a sábado, no espaço da festa do Divino Espírito Santo, Setor Aguiar, daquela cidade.

Combinadinho ABC. Crédito: ABC/Divulgação

Dele faz parte o concurso Garimpando Sabores que vai apontar o prato destaque dentre três concorrentes: Patrick Dornelles, do The Fumados; Dudu Gondim, do Ity Restaurante e Geovane Leandro, do Roma Pizza e Bar. Os chefs tiveram de desenvolver receitas que levem, no mínimo, um dos três ingredientes ícones. 

As propostas são variadas com carne suína, bovina e pescados, além dos ingredientes tradicionais goianos como pequi e milho. Patrick Dornelles apresenta o combinadinho ABC, uma cesta de petiscos com anéis de cebola frita, linguiça, queijo empanado, batata frita, barriga de porco defumada e molho espeical. Dudu Gondim aposta no medalhão de Cristalina, medalhão de filé mignon envolto com crosta de migas de pão caseiro e pesto de ervas, combinados com queijos, molho ferrugem de tomates e alho defumados em conhaque e toque de shoyu acompanhado de punhado de cuscuz e batata frita quadrada em espiral. Já Geovane Leandro faz o prato Topázio, um encorpado creme de pequi com camarão.

A renomada chef Emiliana Azambuja participa apoiando os profissionais locais na preparação dos pratos que vão apresentar aos comensais. O júri composto por representantes de instituições pública e privadas de Cristalina e presidida por Amanda Magalhães, professora de gastronomia do Instituto Federal de Goiânia, vão avaliar a criatividade, a apresentação e o sabor na última noite do evento.

“A iniciativa contribui para incrementar os negócios em Cristalina, especialmente para o setor de turismo”, ressalta o presidente da ACAIC (Associação Comercial Agroindustrial de Cristalina) e CDL (Clube de Diretores Lojistas), Airton Arikita.

Medalhão de Cristalina. Crédito: ABC/Divulgação