O mercado de vinhos está em constante expansão no Distrito Federal. Ao mesmo tempo que a capital se coloca no cenário produzindo a bebida, criando a Rota das Uvas e lançando o empreendimento Vinícola Brasília, a cidade está entre as maiores consumidoras de garrafas do país. Segundo a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS/DF), o volume coloca Brasília na terceira posição.
Esse positivo cenário faz com que a cidade apareça no circuito dos eventos temáticos internacionais. Pela primeira vez, a cidade recebe o I Love Italian Wines, que apresenta o melhor da produção italiana. O encontro será realizado no Brasil com passagem por três cidades onde serão ministradas masterclasses e realizados coquetéis para imprensa e representantes do mercado que garantiram a participação nas limitadas vagas que foram abertas gratuitamente no site oficial do evento: https://italianwines.com.br/.
O lançamento será nesta segunda-feira (20) no Rio de Janeiro. No dia 22 o evento desembarca em São Paulo. O encerramento da programação será em Brasília na sexta-feira (24), das 14h às 18h, na sede da Embaixada da Itália.
“A produção de vinhos italianos é uma das mais valorizadas no mercado internacional e, sem dúvida, sua qualidade é inquestionável. Tenho convicção que essas ações são fundamentais para a promoção e comercialização do vinho italiano no Brasil”, ressalta Sueli Maestri, especialista em organização de feiras de degustações de vinhos italianos.
Rótulos selecionados
Em Brasília, o sommelier Diego Arrebola ministrará o workshop em que os participantes poderão fazer uma viagem pela produção vitivinícola italiana. Serão apresentados 15 rótulos selecionados, entre eles o branco Laetitia feito 100% da uva Muller Thrugau 2021 (Cantina Fratelli Romanese), o espumante Nodens Extra Brut 2016 (DOCG Franciacorta Le Marchesine) e o tinto Grumarello Carmignano (DOCG Riserva).
Responsável pelo masterclass, Diego Arrebola tem quase 20 anos de experiência e conhecimento profundo na indústria de vinhos. Ele é o único profissional brasileiro a ter vencido três vezes a competição que elege o Melhor Sommelier Brasileiro e a possuir certificação da ASI (Association de la Sommellerie Internationale). Também é um educador credenciado pela WSE (Wine & Spirit Education Trust).
Estreante em Brasília, o evento I Love Italian Wines teve passagens anteriores pelo Brasil, com realização duas vezes em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. O encontro é realizado pelo Ministério das Relações Exteriores e dos Negócios Internacionais da Itália (MAECI) e pela Italian Trade Agency (ITA), agência do governo italiano responsável por promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países.