1) Burger no Sudoeste
A grife alagoana The Black Beef se deu tão bem na capital que inaugura mais duas lojas. Uma no Sudoeste (CLSW 302, Bloco B), que abre hoje, e a outra em Águas Claras, no DF Plaza, com previsão para funcionar ainda antes do Natal. Os dois endereços se juntam à primeira unidade na cidade, na 402 Sul, que tem apenas quatro meses de funcionamento.
Além de clássicos, como o Cheddar Melt Spicy (R$ 24), o burger especial da casa, de costela bovina, queijo cheddar com cebolas grelhados no bacon, surge uma opção vegetariana, que é o Super Brie (foto), também de R$ 24, feito com queijo brie empanado e parmesão cream com geleia de pimenta.
2) Rua porteña no SIG
De praça italiana à rua tangueira do La Boca. Isso se deu na Quadra 8 do SIG, onde as massas e risotos do chef Beto Fonseca servidas no Piazza 8 (extinto há seis meses) dão lugar aos melhores cortes da raça Angus. O Caminito Parrilla abre as portas todos os dias para almoço e jantar e serve também peixes e legumes todos grelhados na brasa. Para tanto, veio de São Paulo a chef consultora Paula Labaki (foto), que elaborou menu, treinou equipe e inaugurou defumador para oferecer aos sábados, smoke brisket, um bife defumado à moda texana.
A nova steak house contou ainda com a consultoria da chef Fabiana Pinheiro (ex-Trow, parrilla e beer) que atua em parceria com a especialista em carnes Paula Labaki. O forte da casa é o almoço executivo, a partir de R$ 29,90, no qual vêm quatro opções de cortes. No happy hour, você encontra espetinhos especiais servidos com chimichurri e farofinha da casa, enquanto os drinques apresentam 20 opções. Inspirado na turística rua de Buenos Aires, que homenageia o famoso tango gravado por Carlos Gardel, Caminito Parrilla é comandado por quatro sócios: Rafael Lago, Vinícius Telles, Tiago e Renato Muniz.
3) Filhote da Grande Muralha
No idioma de origem chinesa mei significa bonito, e wei, sabor. As duas palavras unidas dão a ideia de delicioso. Mei Wei é o nome do restaurante que inaugura dia 16 no Shopping DF Plaza, em Águas Claras, com o propósito de oferecer delícias orientais dentro do sistema fast-casual, que, em contraposição ao fast food, traz muito mais qualidade, mas num serviço rápido e prático. O cardápio está baseado em pratos milenares, como o lamen (dito na China) ou rámen (no Japão), caldo quente com camarão feito artesanalmente durante horas e servido num bowl. São várias opções e você pode montar a sua escolhendo proteína (pancetta suína a mais famosa), ovos e vegetais.
Bao é o pão cozido no vapor recheado com carne, molho e vegetais, além do fan fan, que é arroz principal acompanhamento de frango com laranja, por exemplo. Para começar, as tradicionais entradas como guioza e rolinho primavera. Quem está à frente do Mei Wei é Chan Sun, o caçula de Beth e Salti Sun (foto), a segunda geração da família que fundou Grande Muralha, grife de culinária oriental inaugurada em 1985 e até hoje atuante com seis unidades espalhadas no Distrito Federal.
4) Contâiner no Eixo
Conforme esta coluna havia anunciado, Páprica Burger ao completar um ano junto ao Posto Ipiranga, na 204 Norte, duplicou-se no Setor Hoteleiro Sul, junto ao Hotel Planalto Bittar, onde a Heineken instalou um corner durante a Copa do Mundo de 2014. A poucos metros da intersecção dos dois Eixos (Monumental e Rodoviário) o lugar não tem igual. “Foge das comerciais e é diferente de tudo”, comenta a sócia-proprietária Bruna Prieto, para quem a amplidão do espaço em volta permitiu a decoração típica do contâiner que veio transportado por guindaste. Enquanto a primeira loja remete a Nova York, a segunda lembra Los Angeles.
Igual em quase tudo o cardápio tem dois sanduíches novos: Venice, um blend de cortes de frango orgânico Korin gratinado com queijo gruyère, picles de cebola roxa temperada com vinagre balsâmico branco, alface americana e maionese trufada no pão de brioche artesanal, e Blue Burger. Esse não se trata de lançamento, já existiu no menu de onde foi extinto para tristeza dos apreciadores. Por isso, retorna agora no burger de black angus (160g), muçarela de búfala e gorgonzola gratinadas, presunto de parma crocante, tomate, mix de folhas minúsculas, molho de mostarda e mel no pão artesanal de batatas. Ambos saem por R$ 29, cada.
Outro lançamento se deu na sobremesa, onde receita exclusiva de gelato tipo italiano aparece no pão de brioche tostado. O sorvete pode vir no sabor de churros com doce de leite e calda ou de nutella crocante. Chama-se burger´n cream e sai por R$ 18. Por enquanto, a grife está fechada à franquia. “Não é uma operação fácil; para manter a qualidade chega a ser complicado”, confessa o chef Lucas Artiaga, sócio de Bruna, que além de hambúguers, toca uma cozinha contemporânea no bufê Umami.
5) Loja de vinho
A plataforma digital GB Vinhos acaba de ganhar uma loja física. Fica no segundo piso do Shopping Iguatemi, onde além de rótulos há espaço destinado a eventos, como no dia 14, que terá lugar o curso Wineclass. Quem passar por lá, todos os dias encontrará diferentes opções da bebida para degustar, avisa o fundador do clube Guto Jabour. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 14h às 22h. Telefone 3797-0003.