CBPFOT160120180512 Credito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. Chef Lui Veronese

Café de La Musique abre dia 23 com menu de Lui Veronese

Publicado em Sem categoria

Brasília ganha na véspera do Natal o mais badalado endereço de entretenimento e gastronomia, que é o Café de La Musique, existente em grandes centros há 15 anos e só agora chega a capital federal para ocupar a orla do Lago Paranoá, ao lado do Pier 21 e atrás do Steak Bull. Trata-se de um espaço de 1800 metros quadrados, que “vai unir a natureza, história e gastronomia em ambientes únicos”, afirma Gustavo Gomes, sócio brasiliense do empreendimento.

O que o difere dos outros é que parte do cardápio vem assinada pelo chef também brasiliense Lui Veronese, conhecido pelo uso de ingredientes do cerrado e pela paixão com que procura inovar a elaboração dos pratos. O Café de La Musique surgiu em 2005, em São Paulo, pelas mãos do empresário e apresentador de televisão Álvaro Garnero, de 52 anos, que se inspirou em afamados clubes noturnos do mundo. Com 17 operações no país, a 18ª em Brasília e primeira da região Centro-Oeste, também traz o conceito arquitetônico defendido pelo escritório paulista Imã Brands, pertencente às irmãs Vick e Bárbara Bacchi. Atentas à questão ambiental, elas apostam em referências indígenas, nordestinas e da floresta amazônica.

Ousadia no menu

Ostras frescas, que serão servidas com limão, sal, azeite e pimenta. Crédito: Pedro Santos/Divulgação

Com ênfase em frutos do mar, como polvo e ostras, o menu ainda contempla cumaru, bottarga, buriti, castanha de baru, maracujá pérola do cerrado e outros ingredientes peculiares, alguns do cerrado, escolhidos a dedo pelo chef Lui Veronese. A ideia foi proporcionar uma experiência gastronômica única, diferente do que é oferecido nas outras casas do gênero e que inclui também drinques especiais criados pelo mixologista Gutto Lopes.

“O Café de La Musique segue um padrão de cardápio em todos seus empreendimentos, onde 70% são pratos pré-definidos pela casa e outros 30% são de autoria do chef, contudo, logo em nossa primeira reunião eu tive a grande surpresa e o privilégio de ter carta branca para poder montar um cardápio 100% autoral e com o meu estilo, algo até então jamais liberado pelos sócios da marca”, revela Lui Veronese.

A grife, que se instala na cidade, tem aqui cinco sócios: quatro, entre eles, Gustavo Gomes do Grupo Top7 Entretenimento e Roberto Oliveira, proprietário do Steak Bull.

Aposta na parrilla

Embora distante mil quilômetros da orla marítima, Brasília tem demonstrado encanto pelo litoral brasileiro. O consumo de frutos do mar aqui é alto e as sugestões do novo estabelecimento em matéria de comida não fogem à regra. Polvo, lula, camarão, lagosta, salmão e mexilhões grelhados na parrilla é a grande aposta do chef. Já nas entradas, serão servidas ostras frescas com limão, sal, azeite e pimenta, além de um tempurá com maionese da casa com redução de shoyo com gengibre e molho fresco.

Polvo na parrilla com redução de seu próprio caldo, acompanhado de purê de buriti, batatas e legumes assados na brasa. Crédito: Pedro Santos/Divulgação

Uma das atrações será a torre de frutos do mar feitos na parrilla, outra – acredita o chef — o polvo grelhado com redução de seu próprio caldo, acompanhado de purê de buriti, batatas e legumes assados na brasa. “Alguns pratos serão muito bem servidos para que os clientes possam dividir com os amigos”, adianta Lui. Exemplo é a burrata com salada de morangos, aceto balsâmico, jamón ibérico, além do corte tomahawk na grelha.

Sobremesas, outra especialidade de Veronese, vem com exclusivo tiramisù com marquise de chocolates, queijo gorgonzola e caramelo, enquanto o sorvete de capim santo acompanhado de rodelas de abacaxi oferece a opção mais leve para o encerrar a refeição. Nesse quesito leveza e sabor, nada se compara ao maracujá pérola do cerrado.

Drinques inéditos

Coube ao mixologista Gutto Lopes desenvolver a carta de drinques do Café de La Musique Brasília com insumos não convencionais, como cumaru, cujas favas são conhecidas como a baunilha brasileira; outras plantas regionais, como jambu e o leite de castanha de caju, além do melaço de cana. “Estou trazendo muita exclusividade e ousando muito nos coquetéis, com ingredientes que as pessoas jamais imaginaram que poderiam compor um drinque. Este está sendo o melhor trabalho da minha vida, principalmente porque venho me especializando na coquetelaria criativa, então o público irá se surpreender”, prevê o mixologista e barman.

Alguns drinques levam o nome de tribos, como Guarani, com gim, arak (aguardente árabe à base de anis), cordial de amora com cardamomo, tintura de tomilho e merengue de amora; Caetés, rum, maracujá do cerrado, pimenta-do-reino e xarope de cumaru e Goitacá, com tequila, leite de castanha de caju, cachaça de ipê e um toque de água de flor de laranjeira. Para quem prefere a bebida mais tradicional, há uma caipirinha revisitada com cachaça envelhecida em carvalho e amburana, limão, gengibre e melaço de cana. Tudo de bom!

Serviço
Inauguração Café de La Musique Brasília
Onde: Café de La Musique Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, ao lado do shopping Pier 21).
Quando: quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
Horário: 17h
Para mais informações: (61) 99983-6016
Vendas dos ingressos para o Réveillon: https://beta.sympla.com.br/