Brinda Brasil homenageia vinhos da Geórgia

Publicado em Sem categoria

 

 

Oito mil anos antes de Cristo já se fazia vinhos na Geórgia, país independente desde 1991 quando se dissolveu por completo o “império” soviético. Uma das 15 ex-repúblicas que formavam a URSS, o país sempre teve nos vinhedos um dos produtos agrícolas mais importantes, além das nozes, dos figos e das romãs. De tão ancestral e único, o método de vinificação é tombado pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade desde 2013. As uvas são esmagadas em uma prensa de madeira, depois o suco corre para dentro de odres de argila, chamados kvevri (foto), que são fechados com uma pedra e enterrados no solo. O vinho permanece por alguns meses antes de ser bombeado.

 

A Geórgia será o primeiro país europeu a ser homenageado no Brinda Brasil, que nasceu como evento de espumantes e este ano — dias 14 e 15 de junho, no B Hotel — contará com uma ala internacional com rótulos também de vinhos. A presença da Geórgia se deve ao trabalho do embaixador David Solomonia que, desde que chegou no ano passado, não tem medido esforços para distribuir o vinho georgiano. Ao lado da embaixatriz Olena Terentieva, apresentou bons Saperavi no 9º Slow Filme, em Pirenópolis, e colocou o produto nas adegas da Baco Pizzaria, do Oliver e da Trattoria Da Rosario.

 

Jantares harmonizados

 

Além da degustação de vinhos, os visitantes poderão apreciar os itens da ilha de antepastos composta por queijos gouda, brie e gorgonzola, pastrami, sardela, pastas, salame italiano e pães.

 

No restaurante do Brinda Brasil, montado especialmente para o evento, serão servidos jantares. A entrada será um mix de folhas verdes com queijo gorgonzola em especiarias e molho agridoce de mostarda dijon e mel.

 

No principal, você poderá se deliciar com três preparações: bife ancho argentino com batatas glaceadas na manteiga de garrafa, molho aioli e crocante de brioche assado; filé de salmão grelhado com cogumelos, brócolis, caldo de missô e tuille crocante de tapioca; e risoto funghi porcini com azeite de trufas e queijo grana padano.

 

Para a sobremesa, brownie de frutas vermelhas com creme de mascarpone. O jantar sai por R$ 250 por pessoa .

 

Concurso

 

O evento leva a assinatura dos organizadores Rodrigo Leitão e Emília Carvalho, que já realizaram 12 edições em Brasília e Goiânia. “Ao todo, 15.250 pessoas já passaram pelo Brinda Brasil. Foram 215 mil taças consumidas e 15 mil garrafas abertas”, contabiliza Emilia, que também é sommelière. Ingressos na bilheteria digital: lojas do Pátio Brasil Shopping e do Brasília Shopping ou pelo site www.bilheteriadigital.com.br