Naveia Barista_LatteArt_crédito divulgação Documennta Comunicação/Divulgação

Brasilienses disputam concurso de barista

Publicado em Matéria

A arte de criar desenhos e grafismos com leite vaporizado sobre a superfície de uma xícara de café espresso, já tem um nome para chamar de sua. Latte Art ganha concurso nacional lançado pela Naveia, marca de leite vegetal, desenvolvido a partir de aveia. O produto, que vem atender uma demanda do mercado por dietas veganas e plant based, é responsável pelo 1º Campeonato Brasileiro de LatteArt com Deleite Vegetal.

O evento marca o lançamento do Naveia Barista, versão mais densa destinada especialmente para uso em drinques com café. Atual campeão brasileiro na modalidade tradicional,Tiago Rocha é o anfitrião do concurso para o qual selecionou 32 baristas de 17 cidades e 14 estados brasileiros, entre eles três brasilienses.

Nascida em Manaus, Mariana Mesquita é barista do Clandestino Café (413 Norte, Bloco D), que enfrentou a curitibana Amanda Albuquerque. De Campo Grande (MS), veio para Brasília Estela Simões, que já passou por várias cafeterias de diversas cidades e hoje trabalha no Aha! Cafés Especiais. Ela estará amanhã, sábado 6 de março, no páreo.

O terceiro brasiliense é Daniel Viana, barista com 12 anos de experiência, que atualmente ministra cursos e consultoria. Daniel foi campeão do Centro-Oeste no Campeonato Barista 2010, terceiro colocado na Copa Barista 2009 e terceiro colocado na Coffee in Good Spirits 2019.

Para acompanhar

A cada disputa, dois baristas se enfrentam, cada um com um desenho, usando as técnicas free pour (apenas a leiteira) ou etching (desenhando com ajuda de um palito) feito no Naveia Barista e cada rodada será avaliada por três juízes: o anfitrião Tiago Rocha, um convidado e o público. Quem tiver mais votos passa à fase seguinte.

Serão quatro partidas por dia, postadas nos stories do @naveia, sempre ao meio-dia, durante duas semanas. O público terá 24 horas para votar na sua arte preferida. A final deverá ocorrer no dia 13 de março e premiará o vencedor com uma passagem para Taiwan, onde terá lugar o mundial de latte art em novembro. Os segundo e terceiro lugares ganham um ano de estoque de Naveia Barista.