WhatsApp Image 2021-03-15 at 18.31.53 Crédito: ABS-DF/Divulgação

Aumente o conhecimento sobre vinho em curso básico on-line

Publicado em Sem categoria

A pandemia, que completa este mês um ano, trouxe um aumento no consumo de vinhos. “As pessoas ficaram mais em casa, mudando hábitos de consumo. A alta do dólar também ajudou, fazendo com que o brasileiro degustasse e descobrisse o vinho produzido aqui, aprovando a experiência, tanto pela qualidade, quanto pelo bom preço”. Esta avaliação foi feita pelo presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Argenta, ao anunciar que a safra 2021 poderá ultrapassar as 800 mil toneladas, somente no Rio Grande do Sul.

Nesse universo tem sido cada vez maior a procura pelo vinho, daí ser natural que os consumidores se interessem também em aumentar o conhecimento sobre a bebida. A Associação Brasileira de Sommeliers, seção Distrito Federal, agora sob nova direção, percebeu a demanda e tratou de montar um curso básico de vinhos on-line, na esperança que “o aluno, ao final do curso, possa escolher melhor o vinho que comprou, apreciá-lo e harmonizá-lo com alguma técnica”, ressalta Etiene Gomes de Carvalho, diretora de Mídias e RP da entidade.

O curso começa nesta quarta-feira, 17, e terá cinco aulas de 2h30min cada, ministradas on-line pela plataforma Zoom ao vivo, por meio de link enviados aos alunos matriculados. Ao final, haverá prova com 1h30min de duração com câmara ligada em plataforma estabelecida pela ABS-DF, podendo ser escrita ou oral.

Programa

A primeira aula irá introduzir o aluno ao mundo do vinho, focando a história, as regiões produtoras, mitos sobre o vinho e noções de viticultura. Na segunda, ele já irá conhecer os fatores que determinam a qualidade da bebida, como tipos de uvas, noções de vinificação e estilos de brancos e tintos. A terceira aula versa sobre a elaboração de vinhos, segundo os métodos utilizados.

Na quarta aula, já se aprende a escolher, comprar e servir o vinho, como detalhes sobre formatos da taça, da garrafa e como guardá-las. Como não se bebe o vinho sozinho, há uma série de dicas que orientam quanto à harmonização e o equilíbrio com todo o tipo de sabores da gastronomia. O aluno aprovado na prova final do curso, e que tiver frequência mínima, receberá diploma que o habilita a estudar o nível Intermediário. Acima deste vem o nível Avançado.

A segunda aula está prevista para a quarta-feira, 24, e assim sucessivamente às quartas-feiras nos dias 31 de março, 7 e 14 de abril, no horário das 19h às 21:30. Inscrições são necessárias e depois que o aluno estiver regularmente matriculado receberá cinco vinhos, que serão degustados um ao final de cada aula. O valor é R$ 950, que podem ser parcelados no cartão em até três vezes sem juros. E-mail: matricula.absdf@gmail.com.