Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Saiu, mas… Pode voltar. O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), comentou com a coluna que os estados e municípios podem ter uma “exclusão temporária” da reforma. Esse promete ser um dos pontos que provocará mais debate no plenário, junto com a transição para o novo modelo dos servidores públicos e a desconstitucionalização. Vai depender do trabalho dos governadores e prefeitos por votos.
Deputados e senadores de partidos de centro, essenciais para aprovar a reforma, se referem ao modelo de capitalização proposto pelo governo como algo tão tóxico quanto a CPMF. Hoje, não dá para propor um imposto de cheque sem que haja uma celeuma. Da mesma forma, não será possível aprovar a capitalização.
Sentados ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no início da noite, os líderes da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); do PP, Arthur Lyra (AL), são considerados hoje fundamentais para aprovação da reforma da Previdência. Os líderes do governo ficaram em segundo plano.
Por Eduarda Esposito — O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas…
Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 16 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Depois de analisar parte dos documentos que instruíram o processo contra o ex-controlador do Banco…
O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli indeferiu hoje, em decisão liminar, o pedido…
Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…