Prisão de Daniel Silveira deixa Arthur Lira entre a cruz e a espada

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP_AL), se preparava para começar esta quarta-feira cuidando do auxílio emergencial, da definição das comissões técnicas da Casa e por aí vai. Eis que o fim do carnaval lhe deu um “baile”. Ele agora terá que trabalhar para dar uma resposta à prisão do deputado Daniel Silveira, levado pelos agentes da Polícia Federal depois do mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão por causa das ameaças e incitação de violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Tudo o que Lira não precisava nesse momento em que começa a se firmar como presidente da Câmara era de um mal-estar institucional entre o Poder Legislativo e o STF. Afinal, é o momento em que ele, réu em processo que tramita no Supremo, tenta se firmar como presidente da Câmara. Sua primeira declaração, publica no twitter, indica que ele não fará nada sozinho, uma vez que disse com todas as letras que a solução para a prisão do deputado será encontrada com “serenidade”: “Irei me guiar pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição. É pelo único meio civilizado de exercício da Democracia, o diálogo e o respeito à opinião majoritária da instituição que represento”.

O fato de ouvir a Casa majoritariamente e, se possível, levar a questão ao plenário, é visto como um sinal de que Lira não quer ficar com essa batata quente nas mãos. Silveira nunca foi um dos mais queridos e respeitados do Parlamento, porém, uma prisão de parlamentar sempre é vista por grande parte dos congressistas como uma arbitrariedade, por causa da inviolabilidade do mandato. Entretanto, quando um parlamentar ataca diretamente a democracia, instiga a violência, a coisa muda de figura entre os deputados. Nesse quesito, dizem alguns, a ordem irá buscar uma solução nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Os assessores jurídicos vão passar a madrugada trabalhando para entregar tudo nas Maos do presidente da Casa logo cedo. A madrugada vai ser longa pra tentar colocar essa prisão como um fato isolado e tocar o barco.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Congresso quer “amarrar” recursos para não deixá-los livres para o governo

Por Denise Rothenburg — Está com os dias contados o argumento do governo vitorioso no…

7 horas atrás

Relação entre governo e Congresso tem dois problemas insolúveis

Por Denise Rothenburg — Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha dito a jornalistas…

4 dias atrás

Detalhes da Reforma Tributária serão o grande teste para governo

Por Denise Rothenburg — Nas conversas do governo, a Reforma Tributária surge como um grande…

5 dias atrás

Lula não critica partidos, mas não poupa BC e mercado

Por Denise Rothenburg — No café da manhã com jornalistas, ontem, o presidente Luiz Inácio…

6 dias atrás

Lula está inconformado com derrotas no Congresso

Por Denise Rothenburg — O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, no…

1 semana atrás

Governo recebe os sinais do que precisa mudar na relação com o Congresso

Coluna Brasília/DF, publicada em 21 de abril de 2024, por Denise Rothenburg Nas conversas dos…

1 semana atrás