Categorias: Política

O lobby festeja com Lira

BRUNA LIMA E
DENISE ROTHENBURG

Na disputa para ocupar a cadeira de liderança da Câmara dos Deputados vale tudo. Até mesmo a indicação explícita de parceria com uma consultoria de lobby. A casa onde parlamentares do agro farão um coquetel para Arthur Lira hoje abriga, além do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos, a BMJ Consultores Associados, uma empresa dedicada ao lobby, especializada em consolidar relações entre instâncias governamentais e o empresariado. O “coquetel do agro” tem 130 parlamentares confirmados e foi organizado pelos vice-presidentes da Frente Parlamentar do Agro (FPA), Evair de Melo (PP-ES) e Neri Geller e tem 130 parlamentares confirmados.

O coquetel mira consolidar a FPA em torno de Arthur Lira. Como de praxe, a expectativa era de que o evento que irá homenagear o candidato apoiado em peso pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ocorresse na sede da Frente, uma casa alugada no Lago Sul pelo Instituto Pensar Agro (IPA). A casa da FPA está em fase final de uma pequena reforma, mas, ainda que não estivesse, não seria usada para o evento com Lira. Evair, um dos coordenadores da campanha de Lira, disse ao blog que não faria o evento na sede da FPA porque o atual presidente da frente, deputado Sérgio Souza, e o anterior, Alceu Moreira, são do MDB, de Baleia Rossi. “A casa do coquetel de hoje é sede do instituto e da BMJ, tanto é que ambos estão no convite, não tem nada demais, são estruturas distintas”, diz Evair, que preside ainda a frente do comércio internacional, vinculada ao instituto.

A associação com a BMJ, porém, incomoda alguns deputados. A consultoria atende o maior número de empresas no ramo do agronegócio e, para alguns, escancara como os interesses da área usam Lira como mecanismo para fazer rodar projetos de interesse das empresas no Legislativo. Porém, se em determinados períodos, o lobby era algo, escondido, agora, vive às claras, com direito a inclusão no convite oficial do evento. Ninguém poderá dizer que foi desavisado ou que se tratava de algo escondido.

.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Fachin em carreira solo

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

8 horas atrás

Governo aposta em racha nos partidos de centro

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

5 dias atrás

Gleisi diz que GDF e governo do Rio de Janeiro têm muito mais a explicar sobre o caso Master

Num café nesta manhã (28/1) com jornalistas, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, revelou…

6 dias atrás

Quando a ética se torna necessidade

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 27 de janeiro de 2026, por Carlos Alexandre de Souza…

1 semana atrás