Categorias: coluna Brasília-DF

Mudanças no STF

Que ninguém se surpreenda se, em breve, o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, pedir aposentadoria antes da compulsória, em 2020. Ele tem dito a amigos que está cansado e gostaria de se dedicar a outros projetos. A hipótese abre caminho para o presidente Michel Temer indicar para a vaga o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho, que já esteve cotado no ano passado, mas perdeu a indicação para o então ministro da Justiça, Alexandre Moraes. De quebra, ainda abre um espaço no TST.

A moda pegou…

Depois da quase ministra Cristiane Brasil, agora é a vez de Yorann da Costa, filho do deputado Wladimir Costa (SD-PA), penar na Justiça para garantir o cargo. Yorann é estudante de direito e gestão pública. Tem 22 anos. Foi indicado pelo Solidariedade paraense, presidido por seu pai, para o cargo de delegado federal do Desenvolvimento Agrário no estado. Agora, um despacho da 5ª Vara da Justiça Federal pede que o jovem apresente informações que comprovem sua qualificação para o cargo.

…E irritou

Assim como no caso de Cristiane Brasil, foi um popular que deflagrou o processo. Parlamentares que conversaram com o pai do rapaz dizem que o deputado está tão bravo quanto Roberto Jefferson, pai de Cristiane.

Não é invenção do Fux

Existe hoje, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma maioria de ministros interessada em não dar registro a candidato ficha suja. O partido pode até pedir, mas haverá a negativa. Em conversas reservadas, não são poucos os ministros que se dizem incomodados com o tal jeitinho que sempre se deu para aliviar a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Jeitinho complicado

Os insatisfeitos sempre poderão recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
Mas vão perder um tempo de campanha até obter o direito de concorrer.
E, sabe como é, numa campanha curta, horas sem tempo de tevê
e sem poder arrecadar recursos
podem fazer a diferença.

A crise tucana

A insistência do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em torno da candidatura de Luciano Huck fez soar o alerta vermelho entre os potenciais aliados do governador Geraldo Alckmin. Para bons entendedores, o problema não é Huck, que já disse e escreveu que não pretende ser candidato.
O problema é o PSDB, que continua procurando alternativas ao governador paulista.

Os legados de Pertence / Amigos do advogado Sepúlveda Pertence (foto) têm dito que ele já tem um legado como ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, outro como ex-procurador-geral da República, e ainda como presidente da Comissão de Ética Pública. Por onde passou, deixou sua marca com competência e seriedade.

Resta um/ Falta apenas o legado da advocacia, que, para muitos, poderá ser o processo nos tribunais superiores sobre a condenação, com prisão do ex-presidente Lula assim que esgotados os recursos na segunda instância, conforme determinou o TRF-4. Ontem, segundo relatos, Pertence ouviu do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), num tradicional restaurante da cidade: “Você não tem um processo. Tem uma causa”. Faz sentido.

Gato escaldado/ No café ontem com jornalistas, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, quase pulou da cadeira quando alguém quis saber se ele havia sugerido que a reforma previdenciária deveria ficar para novembro: “Não quis dizer isso. Não fiz o café para matar a reforma da Previdência!”.

Por falar em Previdência…/ Vale a pergunta: se um ministro do Supremo Tribunal Federal pode ficar no cargo até os 75 anos, por que outras carreiras de Estado querem se aposentar na faixa dos 50?

Colaborou Bernardo Bittar

Denise Rothenburg

Posts recentes

Ministro do STF indefere pedido de defesa de Vorcaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli indeferiu hoje, em decisão liminar, o pedido…

1 dia atrás

A madrugada em que o Centrão rachou

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

1 dia atrás

O morde-assopra de Hugo Motta

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

Um Bolsonaro para negociar

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 9 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

Minha Casa, Minha Vida turbinado em 2026

    Considerado um carro-chefe dos programas sociais do governo, o Minha Casa/Minha Vida…

5 dias atrás