Categorias: coluna Brasília-DF

Mantenha distância

A partir de hoje, quando começa a campanha eleitoral, o presidente Michel Temer terá dificuldades em viajar o país para inspecionar obras ou qualquer outra atividade governamental. É que os aliados apontam o presidente como o pior cabo eleitoral. Em Pernambuco, por exemplo, o governador candidato, Paulo Câmara, trabalha para jogar Temer no colo de Armando Monteiro, candidato à vaga pelo PTB, com apoio do DEM e do PSDB e com dois ex-ministros de Temer na chapa: Mendonça Filho e Bruno Araújo. Armando, ex-ministro de Dilma Rousseff, trata de empurrar o presidente para o PSB de Paulo Câmara que, em parte, fechou com o impeachment de Dilma.

Piauí, a largada simbólica I

Candidato a vice na chapa do ex-presidente Lula, Fernando Haddad definiu o Piauí, governado por Wellington Dias (PT), para o primeiro grande ato da campanha na Região Nordeste. Conforme adiantou a coluna ontem, Haddad escolheu a região para fazer valer o bordão “Haddad é Lula, Lula é Haddad”.

Piauí, a largada simbólica II

Foi em solo piauiense, no município de Guaribas, que Lula lançou em 2003 o Fome Zero, precursor do Bolsa Família. À época, consistia em cupons que poderiam ser trocados por alimentos. Tudo será lembrado na visita de terça-feira, para sedimentar os votos entre os mais pobres.

A novela vai longe

A decisão do TSE sobre a candidatura de Lula não poderá ser feita “de ofício”, conforme queriam alguns ministros. É que, diante dos pedidos de impugnação, será preciso analisar caso a caso e tudo com direito a recurso no STF, onde estão as esperanças do PT de conseguir uma liminar. Ao saber da escolha de Luís Roberto Barroso para relatar o pedido de registro no TSE, um petista reagiu assim: “Pô, justo ele? Que falta de sorte”.

Nem vem

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, aproveitou o registro da candidatura de Lula para dizer aos caciques do partido que parem com essa história de querer fazer dele candidato. O momento é de consolidar o nome de Fernando Haddad e a defesa do ex-presidente.

Enquanto isso, no PSDB…

Os tucanos não ficaram tão chateados assim com a movimentação petista dominando o noticiário. É que, no mesmo dia, Geraldo Alckmin foi prestar depoimento no inquérito civil que investiga caixa dois na campanha ao governo estadual. Embora não haja nada comprovado contra o governador, a notícia do depoimento, por si só, já é um desgaste.

O público de Afif/
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, concentrou atenções e aplausos na solenidade de abertura do 30º Congresso da Abrasel — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes — em especial, quando disse: “Não existe governo ruim para povo organizado”. Faz sentido.

Eterna lembrança/
Em todas as eleições surge um candidato que se diz inspirado em JK (foto). Desta vez, será o senador Álvaro Dias, que tem inclusive imagens gravadas em Minas Gerais, para exibir na campanha.

Por falar em JK…/ Se tem um que perdeu o apoio de qualquer integrante da família do ex-presidente Juscelino foi Jair Bolsonaro. Ao colocar o slogan “Mais Brasil, menos Brasília”, o ex-capitão mexeu com os brios dos brasilienses.

…foi plágio/ O mesmo slogan foi usado, no ano passado, como tema de um congresso da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Governo aposta em racha nos partidos de centro

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

Gleisi diz que GDF e governo do Rio de Janeiro têm muito mais a explicar sobre o caso Master

Num café nesta manhã (28/1) com jornalistas, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, revelou…

5 dias atrás

Quando a ética se torna necessidade

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 27 de janeiro de 2026, por Carlos Alexandre de Souza…

6 dias atrás

Tarcísio refaz seu jogo

Brasília-DF DENISE ROTHENBURG (COM EDUARDA ESPOSITO) deniserothenburg.df@dabr.com.br   Entre os aliados do governador de São…

1 semana atrás