Mantenha distância

Publicado em coluna Brasília-DF

A partir de hoje, quando começa a campanha eleitoral, o presidente Michel Temer terá dificuldades em viajar o país para inspecionar obras ou qualquer outra atividade governamental. É que os aliados apontam o presidente como o pior cabo eleitoral. Em Pernambuco, por exemplo, o governador candidato, Paulo Câmara, trabalha para jogar Temer no colo de Armando Monteiro, candidato à vaga pelo PTB, com apoio do DEM e do PSDB e com dois ex-ministros de Temer na chapa: Mendonça Filho e Bruno Araújo. Armando, ex-ministro de Dilma Rousseff, trata de empurrar o presidente para o PSB de Paulo Câmara que, em parte, fechou com o impeachment de Dilma.

Piauí, a largada simbólica I

Candidato a vice na chapa do ex-presidente Lula, Fernando Haddad definiu o Piauí, governado por Wellington Dias (PT), para o primeiro grande ato da campanha na Região Nordeste. Conforme adiantou a coluna ontem, Haddad escolheu a região para fazer valer o bordão “Haddad é Lula, Lula é Haddad”.

Piauí, a largada simbólica II

Foi em solo piauiense, no município de Guaribas, que Lula lançou em 2003 o Fome Zero, precursor do Bolsa Família. À época, consistia em cupons que poderiam ser trocados por alimentos. Tudo será lembrado na visita de terça-feira, para sedimentar os votos entre os mais pobres.

A novela vai longe

A decisão do TSE sobre a candidatura de Lula não poderá ser feita “de ofício”, conforme queriam alguns ministros. É que, diante dos pedidos de impugnação, será preciso analisar caso a caso e tudo com direito a recurso no STF, onde estão as esperanças do PT de conseguir uma liminar. Ao saber da escolha de Luís Roberto Barroso para relatar o pedido de registro no TSE, um petista reagiu assim: “Pô, justo ele? Que falta de sorte”.

Nem vem

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, aproveitou o registro da candidatura de Lula para dizer aos caciques do partido que parem com essa história de querer fazer dele candidato. O momento é de consolidar o nome de Fernando Haddad e a defesa do ex-presidente.

Enquanto isso, no PSDB…

Os tucanos não ficaram tão chateados assim com a movimentação petista dominando o noticiário. É que, no mesmo dia, Geraldo Alckmin foi prestar depoimento no inquérito civil que investiga caixa dois na campanha ao governo estadual. Embora não haja nada comprovado contra o governador, a notícia do depoimento, por si só, já é um desgaste.

O público de Afif/
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, concentrou atenções e aplausos na solenidade de abertura do 30º Congresso da Abrasel — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes — em especial, quando disse: “Não existe governo ruim para povo organizado”. Faz sentido.

Eterna lembrança/
Em todas as eleições surge um candidato que se diz inspirado em JK (foto). Desta vez, será o senador Álvaro Dias, que tem inclusive imagens gravadas em Minas Gerais, para exibir na campanha.

Por falar em JK…/ Se tem um que perdeu o apoio de qualquer integrante da família do ex-presidente Juscelino foi Jair Bolsonaro. Ao colocar o slogan “Mais Brasil, menos Brasília”, o ex-capitão mexeu com os brios dos brasilienses.

…foi plágio/ O mesmo slogan foi usado, no ano passado, como tema de um congresso da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.