Categorias: Governo Bolsonaro

Decreto é passaporte para Ciro Nogueira fique no governo

Crédito: Moreira Mariz/Agencia Senado

O decreto do presidente Jair Bolsonaro que regulamenta a gestão orçamentária dá à ala política uma grande vitória, depois da disputa entre a equipe econômica e a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda. No final do ano, a área politica  havia perdido R$ 600 milhões para atender emendas parlamentares, gerando um desgaste enorme para a ministra Flávia Arruda, ao ponto de um grupo de parlamentares pedir a demissão da ministra logo na primeira semana de janeiro. Bolsonaro não demitiu a ministra e, agora, com o decreto, colocou a Casa Civil, capitaneada por Ciro Nogueira, como a instância que dará a última palavra sobre as mudanças no Orçamento da União deste ano.

O Centrão desde as emendas de relator passou a dizer onde deveriam se aplicados os recursos da União, mas encontrou dificuldades em executar o orçamento na boca do caixa. Agora, com o decreto de hoje, ganha a facilidade que faltava. A equipe econômica perde autonomia de segurar recursos para evitar um desequilíbrio fiscal e essa responsabilidade, dentro da Junta Orçamentária, está com a Casa Civil. E, dali, a contar pelo apetite de todos os partidos, não sairá mais.

Em conversas reservadas, os integrantes do PP avisam que o decreto é ainda o passaporte para que Ciro Nogueira permaneça no cargo ao longo deste ano. É muito poder para arriscar perder num ano eleitoral.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Maioria do Congresso acredita que CPMI do Master será instalada

Por Eduarda Esposito — O Ranking dos Políticos realizou uma pesquisa entre os deputados e…

3 dias atrás

Todos querem o centro

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

O jogo de Hugo Motta

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

“Investigação do Master não tem mais volta”

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

2 semanas atrás