Categorias: Política

Candidatos a prefeitos de capitais do PL e aliados estão orientados a manter distância de Bolsonaro

Coluna Brasília/DF de 13 de agosto de 2023, por Denise Rothenburg

Enquanto o caso das joias não for esclarecido, a ordem nos pré-candidatos a prefeito de capitais do PL e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro é evitar um desfile com o capitão a tiracolo. Até porque qualquer ação ou agenda positiva ficará opaca diante do escândalo. Com o principal cabo eleitoral queimado, a ideia em São Paulo, por exemplo, onde o prefeito Ricardo Nunes é candidato à reeleição, é focar nas ações da prefeitura e nos assuntos que conversam com o dia a dia da população deixando as questões nacionais na gaveta.

Em tempo: no PL, há ainda a ideia de evitar candidaturas que sejam identificadas demais com o ex-presidente. E se Bolsonaro for preso, o que não está descartado, os filhos devem ficar longe das campanhas municipais. O ex-presidente, até aqui, divulgou nota reiterando que nunca desviou presentes recebidos de autoridades estrangeiras e colocando sua movimentação bancária à disposição dos investigadores. Porém, tem muita gente no PL com a certeza de que o estrago político foi feito.

Dúvida cruel

Aliados de Jair Bolsonaro passam o fim de semana pensando em que discurso fazer depois da sexta-feira de notícias estarrecedoras a respeito da venda ilegal de joias presenteadas ao governo brasileiro. Embora alguns pensem em defender o capitão, está difícil montar uma narrativa.

Questão de perfil

Enquanto estava no governo, Bolsonaro sempre queria saber de tudo o que ocorria sob sua gestão. Há quem diga que, do jeito que Bolsonaro era centralizador em relação a tudo o que envolvia sua família e o Planalto, o ajudante de ordens Mauro Cid jamais venderia as joias sem o conhecimento do presidente. As investigações mostrarão se essa impressão está correta.

Agências sob holofotes

O Tribunal de Contas da União julga nesta quarta-feira a ação que tem tudo para catapultar presidentes de agências reguladoras. É que, por uma interpretação de que o prazo de mandato de cinco anos só vale para diretores, eles extrapolaram esse período ocupando a presidência. O TCU tende a limitar tudo aos cinco anos. E, assim, os presidentes da Anatel, Carlos Baigorri; da Ancine, Alex Muniz; da ANS, Paulo Rabelo; e da Aneel, Sandoval Feitosa, podem ser obrigados a sair mais cedo, abrindo vagas para lulistas e aliados.

Lula antecipa disputa

Ao se referir ao deputado Arthur Lira como adversário eleitoral, Lula praticamente tomou lado na eleição de Alagoas. Lulistas estão preocupados. O presidente da República anunciou posição muito cedo, no discurso e no palco errado, durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lira ainda tem um ano e meio como presidente da Câmara.

Fim de prazo

Agosto já vai pelo meio e, até aqui, nada de ministérios para o Republicanos e para o PP. O prazo final, avisam os deputados, é esta semana. Até porque, depois da ajuda que o presidente da Câmara, Arthur Lira, deu ao cancelar a ida do ministro da Casa Civil à CPI do MST, não tem mais o que esperar para promover a reforma.

Declaração de Zema em defesa do Sul-Sudeste provocou polêmica na classe política — Ed Alves/CB/D.A.Press

Limão...

O Novo resolveu aproveitar o embalo das polêmicas declarações de Romeu Zema (foto) e emendar uma campanha de filiação à legenda. Numa carta enviada por e-mail, o partido menciona, sem detalhes, “as mentiras e ataques orquestrados contra o governador” e completa: “Tudo isso só deixa claro que o sistema está incomodado. Aqueles que ocupam o poder e se beneficiam às custas do povo se sentem ameaçados quando a população conhece um governo ético, que entrega resultados e boa gestão”, diz o texto.

… Limonada

A carta cita ainda que “diante de tantos ataques e injustiças, nos fortalecemos. O partido tem batido recordes de filiações e novos grupos estão se formando pelo país. Isso nos enche de esperança e confiança. É hora de levar a todo o Brasil o que já está sendo feito em Minas Gerais, com Romeu Zema, completa, com apelos à filiação.

A vida voa

Se seu pai ainda está neste mundo, faça deste domingo um dia especial ao lado dele. Feliz Dia dos Pais.

robertofonseca

Compartilhe
Publicado por
robertofonseca

Posts recentes

Resta somente convencer o chefe

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 9 de janeiro de 2026, por Luana Patriolino com Eduarda…

2 horas atrás

Lula mexeu num vespeiro

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 8 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

1 dia atrás

Defesa & ataque

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

2 dias atrás

Ataque à Venezuela, mais um reforço à polarização

Coluna Brasília-DF publicada no domingo, 4 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg Os primeiros…

5 dias atrás

Os trabalhos de Flávio: falta apresentar um verdadeiro projeto de país

  Da coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg O primeiro desafio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)…

6 dias atrás