Candidatos a prefeitos de capitais do PL e aliados estão orientados a manter distância de Bolsonaro

Publicado em Política

Coluna Brasília/DF de 13 de agosto de 2023, por Denise Rothenburg

Enquanto o caso das joias não for esclarecido, a ordem nos pré-candidatos a prefeito de capitais do PL e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro é evitar um desfile com o capitão a tiracolo. Até porque qualquer ação ou agenda positiva ficará opaca diante do escândalo. Com o principal cabo eleitoral queimado, a ideia em São Paulo, por exemplo, onde o prefeito Ricardo Nunes é candidato à reeleição, é focar nas ações da prefeitura e nos assuntos que conversam com o dia a dia da população deixando as questões nacionais na gaveta.

Em tempo: no PL, há ainda a ideia de evitar candidaturas que sejam identificadas demais com o ex-presidente. E se Bolsonaro for preso, o que não está descartado, os filhos devem ficar longe das campanhas municipais. O ex-presidente, até aqui, divulgou nota reiterando que nunca desviou presentes recebidos de autoridades estrangeiras e colocando sua movimentação bancária à disposição dos investigadores. Porém, tem muita gente no PL com a certeza de que o estrago político foi feito.

Dúvida cruel

Aliados de Jair Bolsonaro passam o fim de semana pensando em que discurso fazer depois da sexta-feira de notícias estarrecedoras a respeito da venda ilegal de joias presenteadas ao governo brasileiro. Embora alguns pensem em defender o capitão, está difícil montar uma narrativa.

Questão de perfil

Enquanto estava no governo, Bolsonaro sempre queria saber de tudo o que ocorria sob sua gestão. Há quem diga que, do jeito que Bolsonaro era centralizador em relação a tudo o que envolvia sua família e o Planalto, o ajudante de ordens Mauro Cid jamais venderia as joias sem o conhecimento do presidente. As investigações mostrarão se essa impressão está correta.

Agências sob holofotes

O Tribunal de Contas da União julga nesta quarta-feira a ação que tem tudo para catapultar presidentes de agências reguladoras. É que, por uma interpretação de que o prazo de mandato de cinco anos só vale para diretores, eles extrapolaram esse período ocupando a presidência. O TCU tende a limitar tudo aos cinco anos. E, assim, os presidentes da Anatel, Carlos Baigorri; da Ancine, Alex Muniz; da ANS, Paulo Rabelo; e da Aneel, Sandoval Feitosa, podem ser obrigados a sair mais cedo, abrindo vagas para lulistas e aliados.

Lula antecipa disputa

Ao se referir ao deputado Arthur Lira como adversário eleitoral, Lula praticamente tomou lado na eleição de Alagoas. Lulistas estão preocupados. O presidente da República anunciou posição muito cedo, no discurso e no palco errado, durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lira ainda tem um ano e meio como presidente da Câmara.

Fim de prazo

Agosto já vai pelo meio e, até aqui, nada de ministérios para o Republicanos e para o PP. O prazo final, avisam os deputados, é esta semana. Até porque, depois da ajuda que o presidente da Câmara, Arthur Lira, deu ao cancelar a ida do ministro da Casa Civil à CPI do MST, não tem mais o que esperar para promover a reforma.

Declaração de Zema em defesa do Sul-Sudeste provocou polêmica na classe política — Ed Alves/CB/D.A.Press

Limão...

O Novo resolveu aproveitar o embalo das polêmicas declarações de Romeu Zema (foto) e emendar uma campanha de filiação à legenda. Numa carta enviada por e-mail, o partido menciona, sem detalhes, “as mentiras e ataques orquestrados contra o governador” e completa: “Tudo isso só deixa claro que o sistema está incomodado. Aqueles que ocupam o poder e se beneficiam às custas do povo se sentem ameaçados quando a população conhece um governo ético, que entrega resultados e boa gestão”, diz o texto.

… Limonada

A carta cita ainda que “diante de tantos ataques e injustiças, nos fortalecemos. O partido tem batido recordes de filiações e novos grupos estão se formando pelo país. Isso nos enche de esperança e confiança. É hora de levar a todo o Brasil o que já está sendo feito em Minas Gerais, com Romeu Zema, completa, com apelos à filiação.

A vida voa

Se seu pai ainda está neste mundo, faça deste domingo um dia especial ao lado dele. Feliz Dia dos Pais.