MPGO MPGO/Divulgação

MPGO solicita um novo concurso para agentes de segurança do estado

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Goiás, Ministério Público, segurança, servidores públicos, temporário

O Ministério Público também solicitou a convocação dos 424 aprovados no último concurso, realizado em 2019

Yasmin Rajab – O Ministério Público de Goiás (MPGO) solicitou ao secretário de Estado da Administração de Goiás (SEAD), Bruno D’Abadia, a realização de um novo concurso público para a contratação de novos agentes de segurança prisional em Goiás.

O órgão também orientou que sejam convocados os 424 aprovados no último concurso, realizado em 2019, e que sejam desligados todos os vigilantes temporários que estão em atividade. A recomendação tem o prazo máximo de 30 dias.

O certame realizado em 2019 contou com mais de 54 mil inscrições, e 924 candidatos foram aprovados. Apesar disso, a previsão era de somente 500 vagas.

Ao mesmo tempo que o concurso foi realizado, a DGAP contratou mais de 2,5 mil vigilantes penitenciários temporários, o que foi considerado ilegal pela Justiça, que determinou a substituição por servidores efetivos aprovados em concurso.

Apesar da sentença, ainda existem 1,9 mil funcionários temporários, segundo apuração do próprio MPGO. Portanto, o órgão recomenda a realização de um novo concurso e solicitou que os aprovados na última seleção sejam chamados.

Leia mais: Governador do Tocantins prevê novo concurso da Polícia Civil para 2023

Veja as datas das principais fases do concurso da carreira de PPGG-DF

Mais de 7 editais são previstos para o mês de outubro; confira quais