IFB IFB/Divulgação

IFB oferta 50 vagas em novo concurso; Confira as dicas de preparação para ser aprovado

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, Distrito Federal, educação, estudos, servidores públicos

Especialista do Gran Cursos Online fala sobre o perfil da banca examinadora e dá dicas de preparação

Yasmin Rajab – O Instituto Federal de Brasília (IFB) publicou dois editais buscando a contratação de novos servidores. O certame oferta 50 oportunidades, distribuídas entre os cargos de técnico administrativo e professores. Os aprovados receberão o salário inicial entre R$ 2.403,07 e R$ 9.616,18.

O período de inscrições será aberto já na próxima semana, por isso, é importante iniciar os estudos para estar preparado no momento da prova. A seleção está sendo organizado pela Fundação Cefetminas, uma banca que ainda é um pouco conhecida entre os concurseiros. Pensando nisso, a equipe do Gran Cursos Online fez um levantamento com as principais informações.

Segundo o coordenador de carreiras educacionais do Gran Cursos, Carlinhos Maia, a fundação fez poucas provas no país. O professor acrescenta que a banca costuma propor questões com textos longos, e por isso as provas podem se tornar um pouco cansativas.

O especialista explica que, para o cargo de professor, a instituição está buscando profissionais com maior titulação, que possuam cursos de mestrado e doutorado. “Essa é a perspectiva da banca e isso pode ser visto no plano de carreira que o IFB possui. Dessa forma, vai ser mais fácil desenvolver pesquisas educacionais, que é uma das missões do nosso Instituto Federal”.

Carlinhos ressalta que “quando você pega o plano de carreira, consegue notar as gratificações para essas carreiras mais elevadas”. Para os candidatos que farão a prova, o professor sugere usar os exames antigos da banca, especialmente a prova da Prefeitura de Guarani e Prefeitura de Barbacena, que mostram a forma como a prova foi construída.

“Além disso, também é importante pegar outras provas para poder ter uma noção dos conteúdos das outras áreas, não somente dos conhecimentos pedagógicos. Também é bom treinar com questões mais atualizadas a partir de 2021. Provas do IPREV, de Mariana e Prefeitura de Bela Vista, que foram realizadas em 2021, são bons exemplos”, explica.

Em relação aos professores que atuarão dentro da formação profissional, Carlinhos explica que os temas da educação profissional tecnológica, como organização e diretrizes curriculares, deve ser considerado na preparação.

“Para quem está se preparando a dica é: preparar o próprio material ao longo das aulas teóricas e fazer revisões com esse material. Como essa banca não possui muitos exercícios, a minha dica é pegar bancas similares, como a FCC e a FGV, que são bancas que possuem um maior número de questões que podem ser treinadas. Pegar as provas anteriores dos IFB também é uma boa estratégia para treino, já que cobram também temáticas similares”.

Maia ressalta que a parte de conhecimentos específicos possuem peso 2, no entanto, será a parte que fará a diferença na nota do candidato. Por isso, é importante que os concurseiros dediquem bastante tempo de estudo nessas áreas.

Ainda sobre o conteúdo, o especialista finaliza explicando que “concursos da área da educação não costumam cobrar raciocínio lógico e nem noções de informática, o que faz a gente pensar que essas disciplinas podem ser um diferencial. As provas vão contar com língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, legislação do serviço público e conhecimentos específicos”.
“Acredito que, quem for bem em raciocínio lógico e noções de informática, vai dar aí aproximadamente 10 questões… vai estar a frente”, acrescenta.

As inscrições do concurso do IFB serão abertas no dia 26 de setembro, e estarão disponíveis até o dia 17 de outubro. Os candidatos deverão acessar o site da Fundação Cefetminas para se inscrever.

Leia mais: Concurso Senado: Prazo para pagamento da taxa de inscrição será encerrado nesta sexta (23/9)

Corpo de Bombeiros do RJ define banca do próximo concurso com 800 vagas

Vagas no DF: estão abertos mais de quatro concursos; confira