pm-sp Governo do Estado de São Paulo/ Divulgação

SSP-SP ratifica contratação da banca do concurso da PM-SP

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, segurança, Sem categoria

O aval prevê a oferta de 2.711 vagas. Deste quantitativo, 2.700 vagas são para soldado PM 2ª Classe e 11 para o de 2° tenente músico

Raphaela Peixoto* — A Secretaria da Segurança Pública da Polícia Militar de São Paulo Diretoria de Finanças (SSP-SP) tornou pública nesta sexta-feira (23/9) a ratificação da contratação da banca organizadora do novo concurso da Polícia Militar do estado (PM-SP). O certame será organizado pela Fundação Vunesp. O documento foi publicado no Diário Oficial estadual.

Esta seleção foi autorizada em junho deste ano. O aval prevê a oferta de 2.711 vagas. Deste quantitativo, 2.700 vagas são para soldado PM 2ª Classe e 11 para o de 2° tenente músico.

De acordo com o executivo, “desde o início da atual gestão, 12.882 policiais, sendo 9.761 PMs, já passaram pelos cursos de formação e estão atuando em todo o território paulista. Além deles, outros 2.171 PMs em formação”.

Atribuições do cargo

De acordo com o último edital publicado em 2021, são atribuições do cargo de soldado PM 2ª Classe: “policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar”.

O cargo de 2° tenente músico tem a seguintes atribuições: “gestão do Corpo Musical e suas frações, desempenhando, além das atividades de cunho técnico-musical, as relacionadas à Administração Policial-Militar. As atividades desenvolvidas pelo Corpo Musical, sob os aspectos de ensino e estética militares, reforçam a hierarquia e disciplina, aprimoram o reflexo de comando e do trabalho em conjunto, desenvolvendo o senso de espírito de corpo em todos os policiais militares”, afirma o site da PM-SP.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes