Unsplash/Reprodução

Especialistas dão dicas de preparação para provas discursivas dos concursos

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, servidores públicos

Grande parte dos concursos públicos conta com a aplicação do exame para avaliar os candidatos. A etapa faz toda a diferença no resultado final.

Yasmin Rajab – As provas discursivas estão presentes nas etapas de grande parte dos concursos públicos. Listada quase sempre como uma etapa classificatória e eliminatória, o exame pode fazer toda a diferença no resultado final, muitas vezes definindo se o candidato será ou não aprovado. Geralmente, ela corresponde de 20% a 50% da nota final, sendo assim, é importante se preparar pra se destacar no concurso.

Apesar da importância da prova, muitos concurseiros sentem dificuldade na hora de se preparar, e acabam dedicando mais tempo de preparação para a parte objetiva. Entre as principais dúvidas estão os tipos de texto cobrados, como começar a redação e que tipo de temas podem ser cobrados. Pensando nisso, a equipe do Gran Cursos Online separou algumas dicas para ajudar os candidatos nessa etapa.

Tipos de prova que podem ser cobrados

Para que possa ser cobrada em concursos públicos, a prova discursiva precisa estar prevista no edital de abertura da seleção. Na subseção reservada às etapas da avaliação, o concurseiro poderá encontrar mais informações sobre o tipo de avaliação e quais são os critérios específicos de correção. Já os formatos podem variar entre os seguintes:

Redação: texto discursivo argumentativo sobre o assunto proposto pela banca. Geralmente aborda temas de atualidades, baseia-se na apresentação de argumentos e deve observar a divisão canônica (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Questão discursiva: são perguntas diretas sobre algum tema inserido nos conhecimentos específicos do cargo. O foco principal é na fundamentação dos argumentos e na resposta clara, objetiva e direta para a pergunta realizada.

Peça prático profissional: além de observar a fundamentação dos pontos apresentados, o candidato também deve apresentar o domínio da forma que, nas peças prático profissionais, é mais técnico.

De modo geral, a cobrança de redações é mais comum em concursos de nível médio e técnico. Já as questões discursivas em seleções de nível superior e a peça prático profissional podem fazer parte de concursos públicos mais específicos da carreira jurídica. Ainda assim, a consulta ao edital é sempre importante para tirar essa dúvida.

Como se preparar para a prova discursiva em concursos públicos?

Conhecer o modelo da sua prova discursiva é o primeiro passo para iniciar a sua preparação, mas é a prática que vai definir o resultado final. Confira as dicas:

1. A primeira dica para o candidato é que ele reserve um horário específico para estudar e praticar. Segundo o professor do Gran Cursos Online, Aragonê Fernandes, uma hora por semana costuma ser o suficiente para essa preparação no pós-edital.

2. Comece estudando por partes do texto. Ao invés de sentar e redigir sempre um texto completo, o candidato pode escolher seções específicas para praticar. Ou seja, em um dia ele pode praticar os parágrafos de introdução, e em outro a formulação do desenvolvimento, por exemplo.

3. Apesar de ser uma boa dica de treinamento, vale lembrar que o estudo por partes do texto para a prova discursiva não exclui a necessidade de treinamento por elaboração completa do texto. Afinal o candidato também precisa treinar o encadeamento das ideias e o seu tempo total de formulação. Por isso, o ideal é começar estudando por partes e depois fazer textos completos.

4. Essa dica é importante especialmente para os candidatos que estão começando seus estudos para provas discursivas: esquematize os pontos antes de redigir o texto. O primeiro passo é ler o enunciado com cuidado, grifando os pontos mais importantes. Em seguida, enumere cada parte do texto e o argumento que pretende desenvolver. Essa separação servirá como um guia e checklist para a formulação da prova discursiva, mas treine para conseguir fazer essa técnica de maneira otimizada, tomando cuidado com o tempo.

5. Exercite a formulação de parágrafos. A prática é bem simples e consiste em se desafiar a pensar em como você começaria a abordar determinado assunto em um texto. Vamos supor, por exemplo, que você está no transporte público para casa. Lembrando-se de uma temática muito cobrada em provas discursivas anteriores, você pode começar a formular mentalmente a introdução ou outras partes do seu texto. Com o tempo, essa prática pode auxiliar na sua velocidade de estruturação e encadeamento de ideias.

6. Assim como acontece para questões objetivas, as questões discursivas também podem ser treinadas com provas anteriores. Afinal, cada banca organizadora apresenta um perfil que costuma ser preservado em todas as avaliações estruturadas por ela. É possível ter uma boa noção de como o enunciado é estruturado, quais são os elementos exigidos na elaboração do texto e como é o padrão de avaliação.

7. A correção das provas discursivas em concursos públicos costuma ser realizada por espelhos de resposta. Esse recurso nada mais é do que um checklist do que os examinadores deverão procurar na hora de corrigir o seu texto. Assim, sempre que possível, acesse provas com espelho de resposta para analisá-los e realizar eventuais correções com base nos parâmetros observados.

8. Crie o hábito de corrigir seus erros. Para a correção, leve em consideração não só as regras da língua portuguesa, como também o encadeamento das ideias, o formato, número de linhas e a legibilidade da sua caligrafia.